‘Deslocados’ de guerra atingiram recorde de 40 milhões em 2015

Em 2015, o mundo registrou o número recorde de 40 milhões de “deslocados” de guerra, com mais da metade deste total correspondendo à Síria, Iêmen e Iraque, revela um relatório divulgado na quarta-feira (11), pelo Observatório de Situações de Deslocamento Interno (IDMC).

gueNo ano passado, ocorreram 8,6 milhões de novos deslocamentos em razão de conflitos armados, sendo 4,8 milhões no Oriente Médio e no norte da África, totalizando 40,8 milhões de deslocados.

“Este número é o mais elevado já registrado e representa o dobro do número de refugiados do mundo”, lamentou Jan Egeland, secretário-geral do conselho norueguês para refugiados.

A tendência “se acelerou após a primavera árabe, no fim de 2010, e com a emergência do grupo Estado Islâmico”, destaca o relatório, que aponta pelo quarto ano consecutivo recordes de deslocados.

Síria, Iêmen e Iraque respondem por mais da metade dos deslocados por conflitos em 2015. Em seguida surgem Afeganistão, República Centro-Africana, Colômbia, República Democrática do Congo, Nigéria, Sudão do Sul e Ucrânia.

O relatório revela ainda que 19,2 milhões de pessoas se deslocaram em 2015 devido a catástrofes naturais na Índia, China e Nepal, principalmente.

No total, os conflitos e catástrofes naturais fizeram 27,8 milhões de novos deslocados em 2015.

“Os números equivalem às populações de Nova York, Londres, Paris e Cairo juntas”, assinalou Egeland.

Cinco países – República Centro-Africana, Colômbia, Iraque, Sudão do Sul e Sudão – não saem do Top 10 desde 2003. “Isto revela, mais uma vez, que falta ajuda e que os deslocados permanecem nesta situação durante anos”, disse Alexandra Bilak, diretora da IDMC.

AFP

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: