O Espírito ensina que o indispensável é amar como Deus, disse o Papa no Regina Coeli

 O Papa Francisco presidiu o último Regina Coeli do ano no dia de Pentecostes da janela do apartamento do Palácio Apostólico, de onde explicou a importância que esta festa tem para a Igreja.

O Espírito “nos ensina a única coisa essencial: amar como Deus ama”. É o “Consolador, Advogado, Intercessor, aquele que nos assiste, nos defende, está ao nosso lado no caminho da vida e na luta pelo bem e contra o mal”, sublinhou.

Além disso, Francisco manifestou que “ser cristãos não significa principalmente pertencer a uma certa cultura ou aderir a uma certa doutrina, mas sim ligar a própria vida, em todos os seus aspectos, à pessoa de Jesus e, por meio dele, ao Pai”.

 “A Liturgia nos convida a abrir a nossa mente e o nosso coração ao dom do Espírito Santo, que Jesus prometeu em diversas ocasiões aos seus discípulos, o primeiro e principal dom que Ele obteve para nós com a sua Ressurreição”.

O Papa afirmou que “o amor por uma pessoa, e também pelo Senhor, se demonstra não com as palavras, mas com os fatos; e também observar os mandamentos deve ser entendido no sentido existencial, de modo que toda a vida seja envolvida por eles”.

O Papa assinalou então que, graças ao Espírito Santo, “Amor que une o Pai e o Filho, e deles procede, todos nós podemos viver a mesma vida de Jesus”.

Além disso, “o Espírito Santo não traz um ensinamento diferente, mas torna vivo, torna atuante o ensinamento de Jesus, para que o tempo que passa não o apague ou não o arrefeça”. O Espírito Santo “prepara o nosso coração para que seja capaz realmente de receber as palavras e os exemplos do Senhor”, porque “toda vez que a palavra de Jesus é acolhida com alegria em nosso coração, isto é obra do Espírito Santo”.

Depois de rezar e saudar os peregrinos que estavam na Praça, dirigiu algumas palavras especiais aos missionários: “Hoje, no contexto muito apropriado de Pentecostes, é publicada minha Mensagem para o Dia Mundial das Missões, celebrado no mês outubro. Que o Espírito Santo dê força a todos os missionários ad gentes e sustenha a missão da Igreja no mundo inteiro. E que o Espírito Santo nos dê jovens – moças e rapazes – fortes, que tenham vontade de anunciar o Evangelho. Peçamos isto hoje ao Espírito Santo”.

Acidigital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: