Em preparação encontro do Papa com o Grão-Imame de Al-Azhar

Em preparação encontro do Papa com o Grão Imame de Al Azhar 20.05.16

Os dois líderes religiosos deverão se encontrar pela primeira vez, em 23 de maio de 2016, no Vaticano – AFP

Está em fase de preparação a audiência do Papa Francisco com o Grão-Imame Ahmed al Tayyeb de Al-Azhar – a Universidade egípcia considerada a mais alta autoridade teológico-acadêmica do Islã sunita – que deverá se realizar na próxima segunda-feira, 23 de maio.

A informação é do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, que precisou não existir no momento, maiores detalhes do encontro entre os dois líderes religiosos.

Em fevereiro passado, o Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso Guixot, acompanhado pelo Núncio Apostólico no Egito, Dom Bruno Musarò, havia realizado uma visita de Al-Azhar.

Diálogo

Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé de 27 de fevereiro passado, afirmava que “o encontro foi realizado num clima de grande cordialidade, sendo reiterada a necessidade de uma retomada do diálogo entre as duas Instituições, como desejado pelo Papa Francisco e por várias pessoas de boa vontade. Foi acordado sobre a importância prosseguir e de intensificar tal diálogo para o bem da humanidade”.

Na ocasião, Dom Ayuso havia entregue uma carta do Presidente do Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran, na qual o purpurado exprimia a sua disponibilidade em receber o Grande Imame e em acompanhá-lo oficialmente em audiência com o Pontífice.

Degelo

O encontro marcará um degelo nas relações entre Al-Azhar e Santa Sé, abaladas com a suspensão do diálogo por parte dos muçulmanos sunitas em 2011, em protesto contra as declarações de Bento XVI sobre a necessidade de proteger os cristãos no Egito e no Oriente Médio, pronunciadas após o ataque à Catedral Copta em Alexandria.

Al Azhar havia afirmado na ocasião que tomou a medida devido “às repetidas declarações negativas” de Bento XVI sobre o Islã e, sobre as “supostas discriminações” que os fiéis de outras confissões sofrem no Oriente Médio.

Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: