São esperados mais de 600 agentes da Pastoral Familiar 

Neste final de semana, dias 21 e 22 de maio, acontecerão, em Aparecida (SP), a 8ª Peregrinação e 6º Simpósio Nacional da Família. Com o tema “Família e Misericórdia: se encontram no coração da Mãe”, os eventos são organizados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

“A Peregrinação e o Simpósio são os nossos grandes momentos de celebração na casa da Mãe Aparecida. Pois é na casa da mãe que se encontram os filhos”, motiva o bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom João Bosco Barbosa de Sousa.

Hoje, o 6º Simpósio começa com recepção e credenciamento dos peregrinos no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, ao lado da Praça de Alimentação do Santuário Nacional.

No período da manhã, ocorre conferência sobre “O amor na Família – uma compreensão da situação de famílias feridas e fragilizadas e do acompanhamento pastoral”, ministrada pelo arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönck.

Durante o Simpósio diferentes assuntos serão debatidos, com presença de especialistas, bispos, padres e casais. Já à tarde, a programação contará com testemunhos de casais e animação musical, com show. A procissão luminosa marca o encerramento do Simpósio e o início da Peregrinação da Família, com missa às 18h, na Basílica Nacional.

“Será bonito ver as romarias do Brasil, caravanas, movimento e associações, casais chegando para rezamos juntos e pedirmos para Ela, esse rosto da misericórdia que é Seu filho a todas as nossas famílias”, deseja dom Bosco.

Confira a programação completa e participe! Esperamos por você.

Simpósio no sábado

8h00 – Recepção

9h00 – Palavras de Acolhida.

9h30 – Conferência: A vida nascente pede Misericórdia – A promoção e defesa da vida no contexto sócio-político atual. – Padre Hélio Luciano. (45 min.)

10h25 – Conferência: “O Amor na Família” – A alegria a ser comunicada. (45 min.) – Dom João Bosco Barbosa

11h20 – Conferência: “O amor na Família” (Cap. IV e VIII) – Uma compreensão da situação de famílias feridas e fragilizadas e do acompanhamento pastoral. Dom Wilson Tadeu Jönck.

12h05 – Oração do Ângelus.

13h30 – Animação.

14h00 – Mesa Redonda.

1° Partilha: Projeto CEPJ – Curso de Acompanhamento de adolescentes e jovens para pais e agentes de pastoral. Padre Assessor da Comissão Nacional da Pastoral Juvenil. (20 min.)

2a Partilha: Quem errou pede misericórdia – Projeto Raquel – Um abraço da Misericórdia diante da experiência do aborto. Leiga instrutora do Projeto. (20 min.)

3a Partilha: A vida pede a Misericórdia do Acolhimento e da Proteção – Casa Mãe de Guadalupe. Leiga promotora do Projeto. (20 min.)

16h00 – Santo Terço na Basílica transmitido pela TV Aparecida.

18h00 – Santa Missa de abertura da Peregrinação.

19h00 – Procissão luminosa – Nossa Família caminha com Maria, Mãe da Misericórdia!

Missas da Peregrinação no domingo

8h00: Santa Missa – Presidente: Dom João Bosco Barbosa de Sousa – Presidente da Comissão da CEPVF CNBB

10h00: Santa Missa – Presidente: Dom Wilson Tadeu Jönck – membro da CEPVF da CNBB.

CNBB