Arcebispo de Belém (PA) fala sobre a preparação para receber o XVII Congresso Eucarístico Nacional em 2016

Dom Alberto Taveira no Congresso da RCC  (Foto: Ivan Nogueira)

A Igreja do Brasil realizará de 15 a 21 de agosto o 17º Congresso Eucarístico Nacional (CEN2016), que acontecerá em Belém (PA).

Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belém, é anfitrião do Congresso Eucarístico Nacional, que será terá como Tema: Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária; e Lema: Eles o reconheceram no partir do Pão. (Cf. Lc 24, 35).

Em entrevista, o arcebispo contou como vem sendo preparado o evento que receberá milhares de participantes.

A12 – Como a Arquidiocese de Belém vem se preparando para o CEN2016?

Dom Alberto – A organização do XVII Congresso Eucarístico Nacional tem se reunido desde o início de 2013 para organizar do evento. Contamos com 17 comissões, um Escritório Central e a Comissão Central, composta pela presidência que no caso sou eu, Dom Alberto Taveira e meu bispo auxiliar Dom Irineu Roman; Secretário Geral, padre José Gonçalo Vieira e Secretário Executivo, padre Roberto Emílio Cavalli Junior, além de uma agência promotora de eventos contratada.

Cada comissão é coordenada por um paroquiano/voluntário que tem suas funções específicas, como por exemplo, a comissão de Cultura que trata dos eventos culturais, que acontecerão antes e durante o Congresso; outro caso é o da comissão de hospedagem e acolhida que desenvolve captação de voluntários para Hospedagem Solidária e equipe de acolhimento aos congressistas. Cada comissão tem a responsabilidade de se organizar com voluntários para desenvolver suas atividades.

O escritório do CEN2016, localizado em nossa Cúria Metropolitana, tem a finalidade de dar suporte às comissões, a organização administrativa do Congresso, coordenação do fluxo de informações entre as comissões, coordenação das atividades com a agência contratada e a divulgação do CEN2016 em nossos diversos meios.

No intuito de promover uma grande festa eucarística, percebemos a necessidade da contratação de uma agência promotora de eventos. A empresa tem por finalidade a orientação das atividades técnicas e logísticas antes, durante e pós-evento. Com auxílio de profissionais buscamos desenvolver o evento da melhor forma possível.

A12 – Como será a sua participação no CEN 2016 e dos bispos do Brasil?

Dom Alberto – Como arcebispo metropolitano de Belém e anfitrião do CEN2016 estou diretamente envolvido em todas as atividades do Congresso com reuniões, divulgação, promoção, participação em eventos, entre outros.

Até o momento já contamos com 155 bispos confirmados, cinco Cardeais, Núncio Apostólico e o Legado Pontifício. Na chegada da grande festa eucarística todos os bispos participarão ativamente das celebrações principais (15, 19, 20 e 21 de agosto no Estádio do Mangueirão) e a chegada da procissão Fluvial no dia 16/08, procissão com Santíssimo que partirá de Manaus rumo à Belém, passado por algumas dioceses e prelazias.

Cada paróquia de nossa arquidiocese está se mobilizando para receber no mínimo um bispo do Brasil, os quais ali celebrarão a Santa Missa no sábado dia 21/08. Entre os dias 16 e 19/08 também teremos celebrações em diversos Ritos.

Entre terça-feira (16) e domingo (21) contaremos com celebrações presididas pelos Cardeais, Núncio Apostólico e Legado Pontifício em nossa Catedral Metropolitana.

“Preparar durante vários anos significa envolver todas as forças vivas da Igreja num grande mutirão de reflexão, oração e prática de vida de Igreja”.

A12- No Brasil já se realizaram 16 CENs, qual o balanço o senhor faz dessa história de congressos na Igreja do País?

Dom Alberto – Todos os Congressos são oportunidade única para a Diocese que o organiza, como “estação” da Igreja Local, que convida todo o Brasil a participar. Preparar durante vários anos significa envolver todas as forças vivas da Igreja num grande mutirão de reflexão, oração e prática de vida de Igreja. E os resultados são muito positivos, pois cresce a vida eucarística e a participação na vida eclesial.

A12 – Qual a expectativa para o CEN 2016 em Belém?

Dom Alberto – Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil.

Em 2016 será celebrado o quarto centenário da cidade de Belém e do início da Evangelização da Amazônia. Completam-se ainda os 110 anos de elevação da então Diocese a Arquidiocese e Sede Metropolitana. A cidade de Belém comemora seu Quarto Centenário no dia 12 de janeiro. O XVII Congresso Eucarístico Nacional é preparado como uma Estação da Igreja de Belém, para a qual são convidadas todas as Circunscrições Eclesiásticas do Brasil. Cabe-nos uma grande responsabilidade, pois seremos a capital eucarística de nosso país, acolhendo pessoas de todas as regiões do Brasil.

“Desejamos tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia e a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé que testemunha com sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no Norte do Brasil”.

Nossa Igreja tem a tarefa de oferecer um testemunho vivo da fidelidade ao Senhor e de espírito eucarístico, pelo que devemos preparar bem os espaços, o coração e mais ainda, a vida cristã de nossas Comunidades de Igreja.

Para que possamos acolher a grande festa eucarística, decidimos fazer um caminho especial durante o ano de 2015, o ANO EUCARÍSTICO DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM de 12 de janeiro de 2015 a 12 de janeiro de 2016. Desejando que brotem rios de água viva em nossa Igreja (Cf. Jo 7, 38), para alcançar de modo especial as pessoas mais afastadas. Da Eucaristia bem celebrada e vivida brote um povo missionário, Igreja “em saída”, como nos propõe o Papa Francisco. Nosso apelo é para que a Igreja apresente o Evangelho com novo ardor, novos métodos e novas expressões.

Participantes:

Os participantes do CEN2016 poderão optar por Celebrações Eucarísticas, Feira Católica, Exposição Arte-Sacra, Simpósio Teológico e Workshops. Ao se inscrever para o Congresso o interessado terá direto à credencial do CEN2016, o que dará direito ao Kit do Congressista, poderá optar em participar no Simpósio e Workshop, Circulação em linhas de ônibus especiais para o congressista, hospedagem solidária ou em hotéis parceiros do CEN que oferecem descontos, desconto em passagens aéreas, entre outros. Confira as informações de inscrições.

A12

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: