Proteger a Criação é proteger a toda humanidade, diz Francisco

Em encontro com membros da religião Jainista, o Santo Padre pediu que cristãos e jainistas permaneçam unidos na proteção ao meio ambiente

Proteger a Criação é proteger a toda humanidade, diz Francisco 03.06.16

O Papa Francisco encontrou-se na quarta-feira, 1º, antes da Audiência Geral, com os representantes do Instituto de Jainismo de Londres, Sala Paulo VI, no Vaticano.

“Gosto deste encontro, um encontro que faz crescer a nossa responsabilidade para com o cuidado da Criação, dom que todos nós recebemos para proteger. A Criação é o espelho de Deus, é o espelho do Criador, é o espelho da natureza, de toda a natureza, é a vida da natureza e também o nosso espelho”, disse o Papa Francisco aos representantes do Instituto de Jainismo de Londres.

“Todos nós gostamos da mãe Terra, pois ela nos deu a vida e nos protege. Eu diria também irmã Terra que nos acompanha em nosso caminho existencial. Temos a tarefa de cuidar dela como uma mãe e uma irmã cuidam, ou seja, com responsabilidade, ternura e paz”, disse ainda o pontífice.

Francisco agradeceu pelo trabalho feito em prol do meio ambiente e pediu permanecessem unidos neste ideal, de fazer com que mãe e irmã Terra seja protegida, “conscientes de que cuidar, proteger a Criação, a Terra, é cuidar e proteger toda a humanidade”, concluiu Francisco.

Crença jainista

O Jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia baseada nos ensinamentos de Mahavira que viveu no IV século a.C. e indicava o caminho para a perfeição humana baseado na não violência e na compaixão por todo ser vivo, do menor que seja ao homem.

Na fé jainista, Deus é entendido como Senhor entre as almas, porque representa o conhecimento infinito, a percepção, a consciência e a felicidade. O universo é eterno, pois não há início nem fim.

Por este motivo, considera-se o Jainismo um sistema religioso que não inclui a concepção de um deus criador. Pregando a não violência absoluta, o Jainismo prevê uma forma contundente de vegetarianismo. É o oitavo credo religioso no mundo.

Diálogo inter-religioso

Realizou-se nesta terça-feira, 31 de maio, no Vaticano, a reunião entre os membros do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso (PCDI) e a Delegação Internacional Jainista.

Os dois grupos foram representados pelo Presidente do PCDI, Cardeal Jean-Louis Tauran, e pelo Presidente do Instituto Jainista, Sr. Nemu Chandaria.

Este foi o terceiro encontro entre o organismo vaticano e a delegação jainista, guiada pelo Instituto de Jainismo de Londres. Os últimos dois encontros se realizaram em 1995 e 2011.

Canção Nova

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: