Encontro “Religiões contra o terrorismo” concluído em Astana

Encontro Religiões contra o terrorismo concluído em Astana 04.06.16

A capital Astana reuniu diversos líderes religiosos – AFP

A Conferência Internacional “Religiões contra o terrorismo”, concluída na quarta-feira 1º de junho, reuniu em Astana, capital do Kazaquistão, representantes religiosos e políticos de mais de 40 países, incluindo uma delegação católica guiada pelo Cardeal, Josef Tomko.

Na declaração final, são destacadas iniciativas de diálogo entre diferentes religiões e a condenação do terrorismo.

“Acolhemos de bom grado o encontro do Papa Francisco da Igreja Católica romana e do Patriarca Kirill de Moscou e de toda a Rússia – diz a mensagem – o que demonstrou a vontade dos líderes religiosos de deixar de lado todas as diferenças e assumir um diálogo em nome da paz. Apoiamos o apelo por uma luta global e compartilhada contra o terrorismo feita pelos líderes das duas Igrejas principais”.

Papa e Grão Imame

O recente encontro entre o Papa e o Grão Imame também é mencionado na declaração:

“Reconhecemos a importância para a promoção do diálogo entre as comunidades religiosas do encontro entre o Papa Francisco e o Imame Supremo da Universidade de Al-Azhar Ahmed Al-Tayeb”.

Solidariedade com comunidades religiosas perseguidas

Entre os 28 pontos da declaração – refere a Agência Sir – está a  firme condenação de toda forma de terrorismo e extremismo violento, sobretudo quando “por trás do pretexto de uma mensagem religiosa, viola os direitos e as liberdades”; a solidariedade pelo “sofrimento das comunidades religiosas em algumas zonas do mundo”; o esforço em “eliminar as causas do terrorismo, entre os quais a pobreza, a fome, o desemprego, a instabilidade e os conflitos”.

Mulheres e famílias – sublinha além disto o texto – têm um “papel preponderante na educação dos jovens”, “sempre mais vulneráveis diante das ideologias extremistas” e na batalha contra tais ideologias.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: