Como surgiram as festas juninas?

Como surgiram as festas juninas 11.06.16

A origem das comemorações nessa época do ano conhecidas como ‘festas juninas’, é anterior ao cristianismo. Remontam às celebrações pagãs que aconteciam durante o solstício de verão no Hemisfério Norte. Essa importante data marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho quando o sol incide mais forte nessa região.

Para combater festas pagãs nesse mês a Igreja instituiu homenagens aos santos juninos.

Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais festivos, para celebrar e agradecer as boas colheitas e pedir fartura. Havia também na Europa, os cultos à fertilidade da terra, e isso aconteceu até por volta do século X, cerca do ano mil depois de Cristo. Como a Igreja não conseguia combater essas celebrações pagãs, decidiu cristianizá-las, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês: Antônio de Pádua, João Batista e Pedro, o apóstolo.

Durante a colonização do Brasil pelos portugueses, após o ano 1500, foram introduzidas em nosso país muitas características da cultura europeia, como por exemplo as festas juninas. A princípio, os festejos eram chamados de joaninos, porque eram realizados no solstício de verão na Europa, entre os dias 21 e 23 de junho, próximos à festa de São João Batista. Aos poucos, no Brasil, as festividades foram se expandindo por todas as regiões de nosso país de dimensão continental e atingindo as celebrações e comemorações dos santos: Antônio de Pádua ou de Lisboa, no dia 13 de junho, e de São Pedro e São Paulo, dia 29 de junho. Com isso, as festividades passaram da denominação joaninas para juninas.

Aos costumes festivos trazidos pelos portugueses e outras tradições europeias foram se acrescentando eventos, folclores e costumes das diversas regiões do Brasil, sobretudo interioranas e rurais, visto que 70% da população brasileira viviam no interior e na região rural.

Bom divertimento junino! E viva os santos juninos!

A12 / Pe. Rubens Gomes de Carvalho – Missionário Redentorista

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: