Papa a Igrejas orientais: restaurar para eliminar “crostas”

Papa a Igrejas orientais restaurar para eliminar crostas 16.06.16

Peregrinos rezam no Sepulcro de Cristo, em Jerusalém – AP

Na manhã de quinta-feira, (16/06), o Papa Francisco recebeu no Vaticano os participantes da Plenária Anual da Reunião das Obras de Ajuda para as Igrejas Orientais (Roaco). Os países representados nesta Plenária são Líbano, Síria, Iraque, Jordânia, Ucrânia e os representantes Pontifícios em Jerusalém.

De modo especial, o Pontífice saudou o novo Custódio da Terra Santa, Fr. Francesco Patton, que sucedeu ao Fr. Pierbattista Pizzaballa, e aproveitou a ocasião para expressar seu reconhecimento a todos os frades menores que, há séculos, garantem a manutenção dos Lugares Santos e dos Santuários.

“Crostas”

Comentando uma restauração em andamento em Belém, o Papa fez uma metáfora, falando das muitas “crostas” que encobrem as comunidades eclesiais de problemas e pecados.

“Mas a obra de vocês sempre deve ser guiada pela certeza de que, sob as crostas materiais e morais, inclusive sob as lágrimas e o sangue provocados pela guerra, pela violência e pela perseguição, sob este substrato impenetrável há uma face luminosa”, disse Francisco, pedindo que os projetos e as ações da Roaco cooperem para esta “restauração”, para que a Igreja reflita visivelmente a luz de Cristo.

Como exemplo, o Pontífice citou a coleta especial convocada em abril nas Igrejas europeias em prol da Ucrânia.

União

Em seu discurso, Francisco falou ainda dos diferentes ritos orientais presentes na Igreja indiana, ressaltando a importância da comunhão no testemunho do único Salvador.

“Esta comunhão, em qualquer parte do mundo onde católicos latinos e orientais vivem lado a lado, necessita das riquezas espirituais do Ocidente e do Oriente”, acrescentou o Papa.

O Pontífice concluiu seu discurso pedindo orações por sua próxima peregrinação numa terra oriental: a Armênia, “primeira entre as nações a acolher o Evangelho de Jesus”. Francisco visitará o país de 24 a 26 de junho.

Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: