Bispo de Porto Velho apresenta ao Papa problemática indígena

Dom Paloschi foi um dos quatro arcebispos brasileiros que receberam o Pálio das mãos do Papa Francisco

bispO Arcebispo de Porto Velho (RO), Dom Roque Paloschi, foi um dos 25 arcebispos que receberam o Pálio das mãos do Papa Francisco, nesta quarta-feira, 29, na Missa presidida por ocasião da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

“Recebo com o espírito de humildade e docilidade. Porque a minha missão de cristão e também como bispo é caminhar com Pedro e abaixo de Pedro. Ou seja, caminhar com o Sucessor de Pedro, mas abaixo dele também”, afirmou o arcebispo.

Dom Roque, atual presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), revela que pedirá ao Santo Padre uma bênção especial aos povos indígenas diante da violência que os acomete.

“Manifesto a ele também o sonho dos nossos povos indígenas em receber uma visita dele, de modo particular no próximo ano, quando ele se fará presente nos 300 anos de Aparecida”, conta Dom Paloschi.

Ele revela que irá entregar ao Santo Padre um relatório da violência contra os povos indígenas no Brasil e pedirá ao Pontífice que una sua voz aos esforços do Cimi, para que os “povos originários tenham vida em abundância”. “Suplico, verdadeiramente, que o Papa continue tendo essa voz firme em defesa da criação, como nós sentimos na Laudato Si, e, em tantos pronunciamentos, de modo especial, na visita dele à Bolívia e ao México, neste carinho paternal com os povos originários do mundo e da América Latina”.

O arcebispo agradecerá ainda o apoio do Papa Francisco à Comissão Episcopal da Amazônia, coordenada pelo amigo pessoal do Pontífice, Cardeal Cláudio Hummes.

Com Dom Roque, receberam o pálio os Arcebispos de Feira de Santana (Bahia), Dom Zanoni Demettino Castro, de Passo Fundo (Rio Grande do Sul), Dom Rodolfo Luís Weber, e de Diamantina (Minas Gerais), Dom Darci José Nicioli, C.SS.R.

Canção Nova

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: