Papa: coragem para mudar diante dos muros visíveis e invisíveis

Papa_ coragem para mudar diante dos muros visíveis e invisíveis 02.07.16

Papa em visita ao Parlamento Europeu, em novembro de 2014 – EPA

O Papa Francisco enviou uma videomensagem aos participantes do evento “Juntos pela Europa”, que se realiza desde a última quinta-feira (30/06) na Praça Central de Munique, na Alemanha.

Na conclusão, este sábado (02/07), o Santo Padre quis estar presente com a sua Mensagem, na qual diz: “Sei que muitos Movimentos e Grupos estão reunidos em Munique, na Baviera, provenientes de várias Igrejas e Comunidades, para um encontro intitulado: “Encontro – Reconciliação – Futuro”.”

“Vocês têm razão. É hora de se unir para enfrentar as problemáticas do nosso tempo com verdadeiro espírito europeu. Além de alguns muros visíveis, reforçam-se também aqueles invisíveis, que procuram dividir este continente. Muros que se erguem nos corações das pessoas. Muros feitos de medo e de agressividade, de falta de compreensão pelas pessoas de diferentes origens ou convicções religiosas. Muros de egoísmo político e econômico, sem respeito pela vida e pela dignidade de cada pessoa”.

A Europa, afirma o Papa, encontra-se em um mundo complexo e fortemente em movimento, cada vez mais globalizado e, portanto, cada vez menos eurocêntrico.

Coragem para mudar

Ao reconhecer estas problemáticas da nossa época, devemos ter a coragem de dizer: “precisamos de mudança”! A Europa é chamada a refletir e a se questionar se o seu imenso patrimônio, permeado de cristianismo, faz parte de um museu, ou se ainda é capaz de inspirar a cultura e de doar os seus tesouros à humanidade inteira.

Vocês estão reunidos para examinar, juntos, estes desafios abertos na Europa e para apresentar os testemunhos da sociedade civil, que trabalha em rede para o acolhimento e a solidariedade para com os mais fracos e desfavorecidos, para construir pontes, para superar os conflitos declarados ou latentes.

“A história da Europa é um encontro constante entre Céu e Terra, que sempre caracterizou o homem europeu: o Céu indica abertura ao Transcendente, a Deus; e a Terra representa a sua capacidade prática e concreta de enfrentar situações e problemas. Vocês também representam Comunidades e Movimentos cristãos nascidos na Europa, portadores de multíplices carismas, dons de Deus a serem colocados à disposição”.

“Juntos pela Europa”, explicou Francisco, é uma força de coesão com o claro objetivo de traduzir os valores básicos do cristianismo como resposta concreta aos desafios de um continente em crise.

Raízes cristãs

Seu estilo de vida se fundamenta no amor mútuo, vivido com radicalismo evangélico. Uma cultura da reciprocidade exige examinar-se, estimar-se, acolher-se, ajudar-se reciprocamente. Significa valorizar as variedades dos carismas, de modo a convergir para a unidade e enriquecê-la. A presença transparente e tangível de Cristo entre vocês é o testemunho que leva a crer.

Toda unidade autêntica vive da riqueza das diversidades que a compõe, como uma família. Se a Europa quiser ser uma família de povos, deve colocar no centro a pessoa humana, ser um continente aberto e acolhedor, continuar realizando formas de cooperação não só econômica, mas inclusive social e cultural. E o Papa os encorajou:

“Vocês, que responderam com coragem ao chamado de Deus, são chamados a mostrar a sua novidade na vida, fazendo florescer os frutos do Evangelho, frutos que brotaram das raízes cristãs que, há 2000 anos, nutrem a Europa. E trarão frutos ainda maiores! Mantenham o frescor dos seus carismas; mantenham vivo o modo de viver “Juntos” e o expandam! Façam com que as suas casas, as suas comunidades e cidades sejam laboratórios de comunhão, de amizade e de fraternidade, capazes de integrar e estar abertos ao mundo inteiro”.

Em uma Europa de tantas nações, sejam juntos uma semente preciosa de esperança para que a Europa redescubra a sua vocação e colabore para a unidade de todos. (MT)

Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: