Coragem! Eu venci o mundo! (João 16, 22)

A coragem é definida como “força ou energia moral ante o perigo; ânimo, bravura, denodo, firmeza, intrepidez, ousadia”. Essa virtude sempre foi necessária para que possamos enfrentar as adversidades da vida. Antes da crucificação Jesus advertiu os apóstolos sobre as tribulações que eles encontrariam em sua caminhada como cristãos, exortando-os a perseverarem na fé, tendo coragem diante das angústias:

Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo (João 16, 22).

imagesAs palavras de Jesus foram importantes porque deviam guiar e fortalecer os apóstolos em sua missão. Os primeiros cristãos sofreram a perseguição e muitos deles tiveram suas vidas ceifadas. Todos os apóstolos, com exceção de João, foram martirizados, mas antes disso passaram por injúrias, insultos, fome, perseguição e muito mais. E a cada angústia sofrida era preciso lembrar das palavras ditas pelo Mestre e buscar a paz n´Ele, pois somente com a verdadeira paz é possível encontrar coragem para suportar as aflições.

Além dos apóstolos muitos outros cristãos também passaram por diversas tribulações. “No ano de 64, o imperador Nero pôs fogo em Roma e acusou os cristãos. Naquela época a comunidade cristã, vítima de preconceitos, era tida como uma seita, e inimiga, pois não adoravam o Imperador. Qualquer coisa que acontecia de negativo, os cristãos eram acusados. Por isso, foram acusados de terem posto fogo em Roma, e a partir daí, no ano 64, começaram a ser perseguidos. Os escritos históricos em Roma narram que os cristãos eram lançados nas arenas para servirem de espetáculo ao povo, junto às feras. Cobertos de piches, como tochas humanas e muitos outros atos atrozes”. 000

Imaginemos como foi difícil vivenciar a fé em Cristo no início da igreja, sofrer afrontas e ameaças, ver um irmão na fé ou familiar ser morto impiedosamente, simplesmente por ter declarado sua fé. Contudo, nossos irmãos não desanimaram na fé, foram fortes, valentes e obtiveram a vitória em Cristo. Suas forças não estavam em si mesmos, mas era a força do Alto e é esta força que devemos buscar.

“Uns põem sua força nos carros, outros nos cavalos. Nós, porém, a temos em nome do Senhor, nosso Deus. Eles fraquejaram e foram vencidos, mas nós, de pé, continuamos firmes (Salmo 19, 8-9)”.

Somente com a força vinda do Alto podemos vencer os desafios do dia a dia. Além das questões pessoais, também enfrentamos as dificuldades para a vivência de nossa fé. Atualmente, na maioria dos países e cidades, os cristãos não sofrem pela perseguição dos poderes locais, mas em contrapartida sofrem quando se colocam a serviço e em defesa da igreja e da vida. O mundo nunca compreendeu a fé cristã, pois ela lhe parece loucura. Sofremos hoje uma perseguição diferente, isso sem falar das lutas diárias que cada um enfrenta na sua vida pessoal, mas nada deve inquietar nossos corações:

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro (Sl 43,23). Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8, 35-39).

Peçamos ao Senhor Jesus a força necessária para vencer toda e qualquer aflição. Que Ele nos dê a sua paz, para nos mantermos de pé diante das dificuldades da vida.

 **(trecho extraído de: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?dia=30&mes=6,

  Macileide Passos Alves

(Missionária – Comunidade Mãe Imaculada)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: