Coleção do século 17 é nova atração de museu do Santuário Nacional

Foto: Thiago Leon

Uma nova exposição permanente foi aberta ao público nesta sexta-feira (8) no Museu Nossa Senhora Aparecida. A mostra “Coleção Santa Gertrudes de Imagens Paulistas do Século XVII” conta com 54 obras produzidas há mais de trezentos anos.

A exposição contextualiza o período artístico em que se acredita que a Imagem da Padroeira do Brasil tenha sido modelada. O século 17 foi um período de transição dos mestres santeiros religiosos para os mestres santeiros leigos na criação das imagens, de modo que variados estilos compõe a exibição.

Um dos destaques da exposição é uma escultura de Frei Agostinho de Jesus com muita semelhança à imagem de Nossa Senhora da Conceição, encontrada pelos pescadores em 1717. A peça é tratada como ‘irmã’ da Imagem da Mãe Aparecida.

Este conjunto artístico agora exposto teve início na década de 70, pelo colecionador Ladi Biezus. Sua primeira imagem foi de Santa Gertrudes, motivo que a faz nomear a coleção.  A inauguração da exposição marca também a cessão das obras para o Santuário Nacional.

Na cerimônia realizada na manhã de sexta-feira Biezus citou a importância das peças ficarem agora sob a responsabilidade do Museu Nossa Senhora Aparecida. “Estou muito feliz porque um dos fantasmas da minha imaginação era pensar no desmembramento da coleção. E uma coleção é mais que a soma das partes que a compõe, ela tem um significado. É uma obra da vida! Elas não foram simplesmente procuradas, elas aconteceram por si mesmas e cruzaram minha vida”, comentou emocionado o colecionador.

A exposição, que tem a curadoria de Antonio Carlos Suster Abdalla, faz parte do calendário de eventos preparativos para o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrado em 2017.

O Museu Nossa Senhora Aparecida fica localizado na Torre Brasília do Santuário Nacional e fica aberto a visitação de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30, aos sábado das 7h às 18h e aos domingos das 7h às 15h30. O Ingresso, no valor de R$ 6,00, dá também acesso ao mirante da torre.

A12

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: