Vaticano: primeira conferência sobre fé e esporte

Papa com jogadores e treinadores da Fiorentina e Nápolis, no Vaticano - ANSA

Papa com jogadores e treinadores da Fiorentina e Nápolis, no Vaticano – ANSA

O Pontifício Conselho para a Cultura (PCC) anunciou que acolherá de 5 a 7 de outubro próximo, no Vaticano, cerca de 150 líderes religiosos e esportivos, provenientes de vários países do mundo, na conferência mundial e inter-religiosa ‘Esporte a serviço da humanidade’.

“Desafie-se no jogo da vida, como se faz no jogo do esporte” são as palavras do Papa Francisco que inspiraram esta iniciativa, promovida pelo organismo vaticano e a empresa alemã Allianz.
A finalidade desta conferência é reunir os líderes mundiais em esporte, religião, negócios e sociedade civil para estabelecer os princípios para um novo movimento global. Todos os líderes partilham um objetivo comum: ajudar aqueles que mais precisam, especialmente os marginalizados e desfavorecidos, e encorajar todos a desenvolver os seus valores pelo esporte e pela fé.

Agradecendo a empresa Allianz pelo seu apoio, o Subsecretário do  Pontifício Conselho para a Cultura, Dom Melchor Sánchez de Toca y Alameda, disse: “Será o primeiro encontro de alto nível, no Vaticano, sobre esporte e fé, mas não se tratará de um evento isolado, porque a ideia é a de criar um movimento global que envolva todos, independentemente da fé, cultura e localização.”

“Inclusion, involvement, inspiration (inclusão, envolvimento e inspiração) são as três expressões que indicam as áreas temáticas do evento”, disse à Agência Sir Dom Sánchez de Toca. O objetivo é “procurar entender como esporte e fé podem contribuir para criar sociedades mais integradas (inclusion), promover, nas pessoas, consciência cívica e desejo de comprometer-se com a comunidade (involvement), e realizar vidas mais saudáveis, íntegras e completas (inspiration) a fim de enfrentar os grandes desafios da humanidade”. “Fé e esporte, mesmo de forma diferente, são as forças motrizes da sociedade global e podem promover valores positivos.” Dentre os temas relevantes da conferência está o papel do treinador, visto como um educador dos atletas.

A empresa Allianz se diz “orgulhosa de colaborar com a Santa Sé” nessa ocasião: “Isso está perfeitamente em sintonia com o desejo de Allianz de apoiar aqueles que escolhem viver com coragem”, disse o administrador delegado da empresa, Oliver Bäte. A empresa é uma das fundadoras deste novo movimento global a fim de construir pontes entre pessoas e transformar suas vidas. Uma atenção particular será dada aos jovens para que se comprometam no campo do jogo e na vida.

O Pontifício Conselho para a Cultura colabora atualmente com líderes em várias áreas para garantir a sua participação na próxima conferência de Esporte a serviço da humanidade. Entre eles, estarão o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e o Presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.

Espera-se a presença do Papa Francisco na cerimônia inaugural do evento, na tarde de 5 de outubro, na Sala Paulo VI.

Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: