Falta de informação favorece disseminação da Aids na África, diz bispo

Dom Fernando diz que,  especialmente em Moçambique, a Aids avança ajudada falta de informação e a precariedade dos meios de comunicação.

aids áfricaEstá em andamento em Durban, na África do Sul, a 21ª Conferência Internacional sobre Aids. A ONU calcula que 36,7 milhões de pessoas vivem com o vírus em todo o mundo.

Num painel de Alto Nível sobre Acesso ao Tratamento, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, ressaltou que, atualmente, 20 milhões de pessoas não têm acesso ao tratamento do vírus HIV.

Estes números espelham a realidade de Moçambique, como confirma o Bispo de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, onde o número de pessoas infectadas com o HIV no país pode chegar a 16% da população.

Segundo o bispo, embora já haja tratamento, a Aids ainda é um problema. “Quando eu cheguei em Moçambique não havia os antirretrovirais, agora temos o tratamento e qualquer pessoa pode ter acesso a ele. Mas ainda temos muita desinformação. Como o nível da educação ainda é muito baixo, então a informação chega pouco”.

Dom Fernando explica que lá poucas pessoas têm acesso aos meios de comunicação. Não faz muito pouco tempo que a energia chegou nas cidades e aldeias; na maior parte, ainda não há energia. “Então os meios de comunicação ainda são um privilégio de alguns. Muitas pessoas não acreditam na Aids; alguns chegam a dizer que é invenção, então não buscam o tratamento. Muitos nem sabem que têm Aids, e isso contribui para que a infecção seja disseminada”.

Aids entre adolescentes

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, o número de mortes relacionadas à Aids entre adolescentes de 15 a 19 anos mais do que dobrou desde 2000.

A agência alerta que meninas são particularmente vulneráveis, representando até 65% de novas infecções entre adolescentes em todo o mundo. Em 2015, em todo o mundo, houve uma média de 29 novas infecções por hora nessa faixa etária.

Canção Nova, com Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: