As três ofertas

Convencionou-se chamar ‘I fioretti’, (florezinhas) fatos da vida de São Francisco de Assis que, transmitidos ao longo dos anos e séculos, narram pequenos acontecimentos densos de ensinamentos e carregados de sabedoria.

sao franciscoSão mesmo pequenas ‘flores’ que forma uma grande corbelha e que ornam a vida de um grande Santo. São histórias curtas, são exemplos, ensinam, santificam…
Vejamos, então, ‘as três ofertas’:
Conta-se, nas crônicas da Ordem dos Frades Menores, que, certa vez, Nosso Senhor apareceu a São Francisco de Assis, pedindo-lhe três ofertas. Ao que o santo respondeu:

“Não tenho nada para oferecer, porque já me entreguei todo a Vós, e tudo o que me pertence vos pertence. O único que tenho é esta túnica e esta corda, que também são vossas”.

Nosso Senhor insistiu, dizendo-lhe que colocasse a mão no peito e tirasse daí uma oferta. São Francisco obedeceu, e tirou de seu peito uma moeda de ouro tão brilhante como nunca vira antes.

São Francisco entregou-a a Nosso Senhor, que lhe ordenou repetir o gesto, e, pela segunda vez, o Santo encontrou uma moeda. Faltava apenas a terceira oferta.

Nosso Senhor mandou o monge fazer o mesmo pela terceira vez e, assim, completaram-se as três ofertas pedidas.

Nosso Senhor então lhe explicou que as três moedas simbolizavam a dourada obediência, a preciosa pobreza e a formosa castidade.

São Francisco então declarou que em nada lhe remordia a consciência pelo fato de guardar tais moedas no peito…

No dia de nosso Juízo, quando formos cobrados por Deus, poderemos dizer como este grande Santo que tudo o que temos guardado conosco em nada nos remorde a consciência?

Irmã Patricia Rivas, EP (3º ano de Ciências Religiosas) – Gaudium Press

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: