Jesus acalma a tempestade

A tempestade é um estado climático marcado por ventos fortes (como nos tornados e ciclones tropicais), trovoadas, e precipitação forte – geralmente, chuva, ou neve. Quando são muito fortes podem ser até destrutivas, tanto para o homem como para os habitats naturais. Quando as tempestades ocorrem no mar podem afundar barcos e navios  e até os dias de hoje ainda são responsáveis pelo naufrágio de algumas embarcações. Jesus e os disípulos enfrentaram uma tempestade.

tempestad calmadaÀ tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado. Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam. Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água. Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Cala-te! E cessou o vento e seguiu-se grande bonança. Ele disse-lhes: Como sois medrosos! Ainda não tendes fé? Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? (Marcos 4, 35-41)

Sem sobra de dúvida, uma tempestade assusta bastante, principalmente quando não estamos em casa. Os apóstolos ficaram apavorados, talvez com medo de morrer, pois  alguns eram pescadores e bem sabiam o perigo que uma tempestade representa. Jesus, no entanto, dormia, mas estava ali com eles. A barca começa a encher-se de água e a situação parece não ter solução…

… Mas Jesus é acordado por seus companheiros, que aflitos chamam-lhe a atenção, dando-lhe uma espécie de bronca: Não te importas que pereçamos? Geralmente quando usamos o verbo importar-se na sua forma negativa  nos referimos a alguém que não está dando a mínima para alguma situação. Essa expressão denota descontentamento. Entretanto, Jesus não perde tempo e logo acalma a tempestade e depois acontece a bonança, ou seja, um período de paz. Normalmente as tempestades não cessam repentinamente, elas vão parando gradativamente, mas não naquele caso, pois Jesus operou um milagre que causou espanto. Admiraram-se que os ventos e o mar Lhe obedecessem e perceberam a fragilidade de sua fé, isto porque Jesus censurou-lhes a incredulidade.

Logo após chegam à terra dos gerasenos e uma tempestade maior é acalmada, aquele homem  atormentado que vivia nos sepulcros e nem sequer os grilhões podiam detê-lo vê o milagre acontecer em sua vida, pois Jesus o libertou. Depois disso, Jesus ressuscita a filha de Jairo e cura a mulher hemorroísa (que sofria de um fluxo de sangue há doze anos). Como podemos perceber depois da tempestade somos agraciados pelo amor misericoridioso de Jesus.

Que tempestades temos vivido? Que ventos nos deixam atemorizados?  O que tem tirado nossa paz? Coloquemos diante de Jesus nossas preocupações. Ele está conosco, assim como os apóstolos não estamos sós, pois Ele nos garantiu:

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo (Mateus, 28, 20). 

Não podemos permitir que nenhum problema ou aflição abale a nossa fé, porque Ele cuida de nós, ainda que não possamos perceber.

Que Jesus possa acalmar as tempestades das nossas vidas, nos dando a paz e a serenidade que precisamos para enfrentar as adversidades que nos cercam e teimam em querer nos angustiar. Que Jesus – verdadeira Paz venha em nosso socorro, nos consolar de todas as nossas aflições e consolados possamos ver tantos milagres como viram os apóstolos após a tempestade. Que a paz de Cristo esteja sempre conosco! Amém!

Macileide  Passos Alves

(Missionária – Comunidade Mãe Imaculada)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: