Livro sobre a Comunicação da Igreja nas redes sociais é apresentado em Roma

“A missão digital. Comunicação da Igreja e redes sociais”, assim se intitula o livro apresentado recentemente em Roma, de autoria de Giovanni Tridente e Bruno Mastroianni, professores da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade da Santa Cruz.

view (1)O documento é uma reflexão sobre a comunicação da Igreja a partir das novas formas de comunicação que trouxeram as novas tecnologias da informação. Como o expõem os autores ao introduzir o livro: “Este volume nasce com a tentativa de oferecer uma reflexão ágil, e ao mesmo tempo rigorosa e profissional, sobre a comunicação da Igreja no âmbito das redes sociais e da web. A perspectiva é a de explorar a dinâmica online, para projetar perspectivas profissionais para aqueles que se ocupam das oficinas de comunicação das instituições eclesiais ou dos serviços sociais ligados com a Igreja”.

O livro está composto por quatro capítulos ou cenários: “O cenário digital: uma comunicação a círculos concêntricos”, “Viver os novos meios à luz da ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco”, “Debate online: além da contraposição”, e “Cinco conselhos a uma instituição da Igreja que quer estar presente nas redes sociais”. Além do prefácio, autoria de Guido Mocellin; a introdução: “Porque uma ‘missão digital'”; e os textos de três especialistas com os temas: “Dialogar sobre os valores nas redes sociais”, “Comunicar comunidade, meios sociais e arredores”, e “Conteúdo é o rei, mas a interação é a rainha”.

“O foco dos textos que compõem a edição são de tipo propositivo. Existem já diversos estudos, em literatura, prontos para analisar os perigos e os riscos que a tecnologia digital traz consigo. Nestas páginas, no entanto, se parte do pressuposto inverso: cada novo cenário de comunicação -que reúne a homens e mulheres- traz consigo as luzes e as sombras da condição humana, e é preciso devido a capacidade de fazer luz às sombras que podem dissipar-se”, prosseguem os autores na introdução.

Como já se anuncia desde o título do livro, o documento fala especialmente do que é uma missão digital. Sobre isto dizem os autores: “O continente digital está povoado de comunidades e grupos de todo tipo, desde línguas e tradições, desde culturas e tipos diversos. Assim como os primeiros missionários não tinham nenhum temor diante dos novos povos e culturas (…) Também hoje a Igreja se encontra de frente a esta missão digital. O Evangelho, de fato, como diz o Papa Francisco, é uma boa notícia que fala ao homem de felicidade, porque fala de um encontro, aquele com Jesus”.

Estes textos se enriqueceram com as intervenções que os autores realizaram no X Seminário Profissional para as Oficinas de Comunicação da Igreja que a Faculdade de Comunicação Institucional da Pontifícia Universidade da Santa Cruz realizou em abril com o tema “Participação e Compartilhar: administrar a comunicação da Igreja no contexto digital”. Ali estiveram presentes 300 responsáveis da área de comunicação ligada às instituições eclesiais de uns 30 países.

O livro está disponível em italiano e em formato ebook. Pode ser baixado em PDF na Kindle Store e no ITunes Store. (GPE/EPC)

Gaudium Press

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: