Santo Afonso, um homem a serviço

Santo Afonso Maria de Ligório

A família redentorista celebra seu fundador no dia 1 de agosto. É um santo do passado, mas é atual. Nasceu dia 27 de setembro de 1696 em Nápoles, Itália. Fundou a Congregação dia 09.11.1732. Foi bispo e morreu 1º de agosto de 1787.

Foi canonizado 26 de maio de 1839 e declarado doutor da Igreja (reconhecimento de sua doutrina) em 1871. O que fez este homem para ter tanta importância? Sua doutrina sobre o estudo da moral teve grande influência até pouco antes do Concílio Vaticano II, quando foi retomada por outros grandes homens, também redentoristas, e adaptada à linguagem atual.

Para quem o conhece, percebe que seu ensinamento e seus métodos são muito parecidos com os do Papa Francisco.

O que levou Afonso, nobre e advogado afamado, a deixar tudo para ser sacerdote e dedicar-se aos pobres da cidade e depois mudar sua vida para viver entre os abandonados do interior? Descobriu e aprofundou o amor de Deus. Fez uma caminhada muito forte a partir desse amor.

Quem se encontra com Deus, necessariamente encontra os amados de Deus, os necessitados. Vendo o abandono das populações pobres da cidade e depois as do campo, tomou atitudes concretas para ajudá-las no caminho da fé e da santificação.

O povo tem direito a viver intensamente sua fé e praticá-la. A santidade é aberta a todos, pois todos podem ser santos.

Com sua doutrina moral e espiritual deu um golpe mortal no rigorismo jansenista que dominava a Igreja. Em seu ensinamento e doutrina não foi nem relaxado nem rigorista. Tomou o caminho do equilíbrio. Não foi uma moda, mas um estudo sério sobre a moral que influenciou beneficamente a Igreja.

 Saber é dar soluções

Sendo um pensador teólogo passou à vida prática seus conhecimentos. O contato com o povo é uma condição para o ensino. Ele fez o melhor caminho para aprofundar seu argumento, pois diz: “Depois de 30 anos pregando missões, achei importante escrever para orientar seus padres no cuidado do povo”.

Criou métodos espirituais que ajudam o povo a crescer, como é o caso da meditação. Ligado a ele, exigiu de si e dos companheiros que pregassem de modo acessível a todos. A linguagem popular não é algo mal preparado, mas a ciência traduzida para o popular.

É preciso muita sabedoria. O povo gostava de ouvi-lo. Criou um modo de pregar missões que atingiam até os lugares mais humildes e abandonados. Seu modo de pensar a comunidade religiosa missionária era tê-las acessíveis ao povo.

Pregava retiro e o povo vinha para as igrejas para ouvir a palavra e se orientar. Não só pregava como também escrevia livros acessíveis que orientavam sua vida. Escreveu muitas obras de ciência teológica para ajudar os padres a se formarem bem para o bom atendimento do povo. A teologia moral de Afonso foi adotada em toda a Europa.

 Aprendendo com sábio

Seu método era viver e ensinar o que vivia. Por isso é chamado o Doutor da oração. Repetia sempre: Quem reza se salva, quem não reza se condena.

A oração era uma prioridade de sua vida. Seus escritos estão cheios da Palavra de Deus e sempre concluía os tópicos com uma oração. Ocupado com Deus, era preocupado com as pessoas para dar-lhes o melhor do ensinamento.

Ocupava plenamente seu tempo. Por isso teve tempo de escrever 128 obras. Há obras menores que são sínteses populares de seu grande pensamento.

Estava sempre em contato com tudo que se escrevia pelo mundo. Era preocupado com a Igreja para que correspondesse sempre a sua missão. Chegou a escrever aos cardeais no conclave que elegeu Pio VI 1775-99, mostrando os problemas e indicando caminhos.

A12

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: