Vocação: Chamado de Deus

A vocação pode ser definida como inclinação, propensão, tendência para qualquer estado, ofício ou profissão, mas em um sentido mais religioso indica chamamento e escolha. Desde o princípio Deus sempre chamou os seus escolhidos para algum tipo de missão ou simplesmente para amá-lo e segui-lo.

vocO chamado sempre foi feito para muitas pessoas e não se constitui em um privilégio para poucos, pois Deus sempre nos amou e continuará nos amando por toda eternidade e nos chama, principalmente, para estar ao seu lado.

“Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”(Jr 1, 5).

A Bíblia narra a história de diversos profetas, que de uma forma especial receberam um chamado de Deus e conseguiram cumprir a missão que lhes foi confiada, pois antes de seu nascimento já eram consagrados ao Senhor. Contudo, não podemos esperar que esse chamado de Deus aconteça envolto a fatos extraordinários como acontecia no Antigo Testamento, Deus nos chama antes do nascimento e também no decorrer de nossas vidas.

“Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo (Jr 20, 7)”.

Assim aconteceu com Jeremias, Deus também nos chama. Nossa primeira vocação como batizados é o amor e o compromisso com Deus e sua obra. Amando-o devemos buscar a santidade: vocação de todo cristão. Algumas pessoas, depois de uma certa caminhada na Igreja, ficam buscando saber “qual é sua vocação”, como se fosse uma profissão a seguir. Primeiro devemos atender aos chamados iniciais de amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos. Depois devemos buscar a conversão diária em nossas vidas, procurando viver dignamente como filhos de Deus, buscando a santidade, que não quer dizer perfeição, mas a luta contra o pecado. Somente assim poderemos ‘ouvir’ o chamado de Deus.

Uma coisa é certa: todos os cristãos são chamados a evangelizar, que é missão de todo cristão batizado, o que pode ser feito onde quer que estejamos, em nossas casas, trabalho, escola, igreja, pastorais e movimentos. Alguns, entretanto, poderão ter uma vocação mais específica, que pode ser vivida através da vida sacerdotal e religiosa ou ainda na vocação leiga. Neste sentido, a Comunidade Mãe Imaculada busca viver em sua essência a vocação cristã através da consagração leiga e da vivência comprometida com a obra, por meio de um carisma e uma espiritualidade própria, que nos leva a viver  a vida nova em Cristo, através do amor esponsal a Jesus e  à Virgem Imaculada.

Seja ela qual a vocação, ela deve ser vivida em sua plenitude e pautada nos princípios cristãos e, sobretudo em um ato de amor, que é a fonte de toda vocação.

Macileide Passos Alves

(Missionária- Comunidade Mãe Imaculada)

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: