Maria, a humilde serva do Senhor.

Maria foi uma mulher de muitas virtudes, sendo, a mais importante delas a humildade. O seu ser sempre foi repleto desse valoroso dom, o qual foi apreciado por Deus, enaltecido por Ele. No sermão da montanha, por exemplo, Jesus ensina: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mt 5,3). Ao refletir essas palavras, São Gregório de Nissa declara que: “O Verbo chama ‘pobreza em espírito’ à humildade voluntária de um espírito humano e sua renúncia”.

O-SIM-DE-MARIASendo proclamada Rainha dos Céus, arquétipo de discípula fiel, excelsa intercessora, afinal, ela é a mãe de Jesus, e, portanto, a mãe de Deus, o que qualifica Maria é a sua humanidade pobre, humilde e serviçal. Esses atributos fazem parte de sua essência, uma vez que ela é totalmente despojada de vaidades e inteiramente disponível ao Senhor.

A humildade de Maria foi de fundamental importância na obra de salvação, pois pelo seu “sim”, o nó da desobediência de Eva pode ser desatado, a esperança pode habitar entre os homens, a vida pôde vencer a morte. É por isso que ela é chamada cheia de graça, pois encontrou graça diante do Senhor, desde a sua conceição até a sua assunção de corpo e alma. Ela é considerada a primeira entre os humildes e pobres do Senhor, que confiadamente esperam e recebem a salvação de Deus.

Com tantas mulheres no mundo, ter a honra de ser a primeira morada de Deus na terra, o Sacrário do Senhor, não é para qualquer uma. Deus poderia ter utilizado as mais variadas formas para habitar entre os homens, mas preferiu nascer do ventre da Virgem Maria. Não é por outra razão que os santos ensinam que foi a perfeita humildade de Nossa Senhora que fez com que Deus a escolhesse para mãe do seu Filho. Ela mesma reconhece essa condição no Magnificat quando diz: “Ele olhou para sua humilde serva” (Lc 1,48).

O modelo de fé e vida de Maria foi observado por muitos homens e mulheres, santos e santas, que encontraram nela o próprio Cristo. Através dela, Deus quis habitar entre os homens, pois desejava redimir a humanidade de todos os sinais de morte trazidos pelo pecado da desobediência, inaugurando, assim, um novo tempo de amor e compaixão.

O caminho oferecido por Deus a Maria não foi fácil. Muitos obstáculos ela teve que enfrentar, mas a sua fé, seu despojamento de vaidades e entrega confiante ao Senhor superaram todo e qualquer sinal de medo ou dúvida, e a fizeram proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38).

Com humildade Maria se torna a primeira discípula do Senhor, e se coloca prontamente a serviço dos que mais precisam. Um belo exemplo da atitude serviçal de Maria é quando, após o anúncio do Anjo do Senhor, ela parte solicitamente ao encontro de sua prima Isabel, que havia concebido um filho na velhice, para auxiliá-la (Lc 1, 39). Outra situação admirável é quando ela intercede perante o Filho pelos noivos nas bodas de Caná, e Ele a atende, mesmo sem ter chegado ainda a sua hora, transformando a água em vinho (Jo 2,3).

Essas duas situações revelam a personalidade de Maria, mulher que se preocupa com as necessidades humanas, e busca ampará-las, pois entende que o amor a Deus se revela no amor ao próximo. Um amor que se manifesta através de atitudes concretas de serviço, mas também através de pedidos de misericórdia.

Maria é, portanto, exemplo para a humanidade de como viver humildemente para Deus, sem pompa ou aplausos, uma vez que tudo que acontece na vida é dádiva Dele. Sendo assim, toda honra e toda glória devem ser prestadas ao Senhor, para que “não sejamos ladrões da glória de Deus”, como disse Santa Catarina de Sena.

Marcos Aurélio Albuquerque

Membro Comprometido – Comunidade Mãe Imaculada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: