Hollande: Igreja essencial à unidade da França; laicidade reconcilia

franceEm uma declaração aos jornalistas antes do encontro com o Papa, na tarde da quarta-feira (17/08), o Presidente François Hollande citou a importância das declarações Igreja para “recordar a unidade da França” após os últimos atentados terroristas no país.

 “O Papa, após a terrível provação do assassinato de padre Hamel, após o atentado de Nice, nos disse palavras que foram de grande conforto”, afirmou Hollande.

“Todas as palavras que foram ditas – disse ainda Hollande referindo-se àquelas dos responsáveis da Igreja francesa – foram muito importantes neste período, porque contribuíram para recordar a unidade da França e a reconciliação necessária”.

Oriente Médio

O presidente francês ressaltou o papel da França na defesa dos cristãos no Oriente Médio:

“Estamos entre os protetores dos cristãos no Oriente e o Papa sabe o quando os cristãos do Oriente contribuem para o equilíbrio na região”, afirmou.

E explicou: “À crise dos refugiados deve-se responder com uma clara visão de mundo, não com o medo que é instrumentalizado”.

Laicidade

Por fim, Hollande recordou o brutal assassinato de Padre Hamel e disse que a laicidade é uma mensagem que reconcilia:

“Os católicos franceses foram provados por este atentado, mas toda a França foi atingida e quando uma igreja é atingida, quando um sacerdote é assassinado, é a República que é profanada, porque a República deve proteger”.

E finalizou:

“Esta é a laicidade: deve proteger todas as confissões e deve assegurar a liberdade de crer, ou não crer. É por isso que esta mensagem de laicidade não é uma mensagem que pode ferir, mas uma mensagem que pode reunir e reconciliar”.

Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: