Faleceu dom Antônio Eliseu Zuqueto

Dom Antônio era bispo emérito de Teixeira de Freitas (BA)

domO bispo emérito da diocese de Teixeira de Freitas (BA), dom Antônio Eliseu Zuqueto faleceu na terça-feira, 23 de agosto. O prelado estava internado em Colatina (ES) e estava doente há duas semanas. O laudo sobre a morte do bispo apontou insuficiência respiratória e renal.

Dom Antônio Eliseu tinha 88 anos e era natural de Resplendor (MG). Foi ordenado presbítero em 19 de março de 1955, em Santa Teresa (ES). Nomeado bispo, em 14 de março de 1980. Recebeu a ordenação episcopal em 08 de junho de 1980, em Itambacuri (MG). Escolheu como lema “Ipse Nostra Pax” (Cristo é nossa paz).

O bispo era formado em Filosofia e Teologia. De 1980 a 1983 foi bispo auxiliar de Teófilo Otoni (MG). Foi Vice-Reitor do Seminário Menor, em Santa Teresa (ES); Superior e Vigário em Conceição de Mato Dentro (MG); Primeiro Conselheiro da Custódia do Rio de Janeiro; Superior e Vigário em Itambacuri; Reitor do Seminário Menor, em Santa Teresa (ES); Vigário em Santa Teresa (ES); Vice Provincial; Vigário da Paróquia S. Sebastião, no Rio de Janeiro; Pároco, Formador, Vice-Provincial.

De acordo com informações da diocese, hoje, às 19h, haverá missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, na Igreja Matriz de Marilândia. O corpo de dom Antônio chega a Teixeira de Freitas amanhã, 24. O sepultamento ocorrerá na quinta, 25, na nova Catedral São Pedro, na parte da manhã.

CNBB

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: