O poder da Palavra de Deus

A Palavra de Deus é um sinal de sua presença viva e gloriosa, pois através dela o Senhor manifesta o seu poder. Na obra da criação, através da palavra Deus criou o universo e tudo que nele há (céu, terra, águas, plantas, animais, etc.): Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita. (Gênesis 1, 3).

bibliaNo Antigo Testamento, há diversas passagens que relatam o diálogo de Deus com o homem, porém, devido a grande importância da Palavra de Deus, o Senhor pediu que fosse construída a Arca da Aliança:

“Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.” (Êxodo 25,22)

Esse pedido foi devidamente atendido por Moisés, porque havia a necessidade, pedida pelo próprio Senhor, de um lugar santo onde Ele pudesse comunicar-se com os seus escolhidos. A Arca da Aliança era o local em que Deus revelava-se e foi o depositário das tábuas da lei – decálogo (dez mandamentos). Nela ficavam as escrituras sagradas, como formas de registro de sua Palavra:

“Quando Moisés acabou de escrever todo o texto dessa lei, deu aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, esta ordem: Tomai este livro da lei e colocai-o ao lado da arca da aliança do Senhor, vosso Deus, para aí servir de testemunho contra ti. (Deut. 31, 24-26).”

Vale salientar que somente os levitas e o Sumo-Sacerdote podiam ter acesso à Arca, pois Deus a instituiu como algo sagrado, uma aliança alicerçada na Palavra do Senhor.

No Novo Testamento, a Palavra de Deus foi um dos maiores motivos da missão salvífica de Jesus, pois Ele veio anunciar a “Boa Nova”. Jesus reunia multidões e muitas pessoas vinham até Ele para ouvi-Lo.

“Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus” (Lucas 5, 1).

Isto equivale a dizer que nem todas as pessoas estavam ávidas por milagres, muitos queriam apenas ouvir suas palavras, que não eram simples palavras, mas “palavras de vida eterna” (João 6 ,68), que animavam e enchiam os corações de paz. As palavras proclamadas por Jesus eram (e ainda são) cheias de poder. Pela palavra, Jesus ensinava, curava, libertava, expelia demônios e convertia muitos corações. Podemos citar como exemplo a mulher pagã siro-fenícia, que rogou por sua filha.

“Jesus respondeu-lhe: Por causa desta palavra, vai-te, que saiu o demônio de tua filha” (Marcos 7, 29). A bíblia narra muitos outros milagres ocorridos pela graça da Palavra, pois:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra” (II Timóteo 3, 16-17).

E  justamente por se tratar das inspirações de Deus, a palavra é viva e produz muitos frutos naqueles que buscam conhecê-la e principalmente vivê-la. A Palavra de Deus deve fazer parte da vida de todo cristão, através dela Jesus afastou satanás na tentação do deserto, que demonstrou conhecer as escrituras, porém utilizou-as como armadilha, mas Jesus rebateu as suas palavras, com a própria palavra, porém usando-a com a sabedoria do Alto.

Pela graça do próprio Deus, a Palavra nunca se perdeu e nunca se perderá, pois “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão” (Mateus 24, 35). Todo cristão deve amar a Palavra de Deus, pois ela é uma das maiores provas da existência de Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, Maria, os anjos e santos. As palavras do Senhor nunca passarão, por isso guardemo-la como parte do precioso tesouro que o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos deixaram. Amém!

 Macileide  Passos Alves

(Missionária – Comunidade Mãe Imaculada)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: