Canonização de Madre Teresa marca Jubileu dos Voluntários e Operadores da Misericórdia

No Vaticano estão pelo menos 400 representantes portugueses

Começa hoje no Vaticano o Jubileu dos Voluntários e Operadores da Misericórdia, uma iniciativa inserido no Ano da Misericórdia e dedicado a todos quantos no mundo dedicam a sua vida ao serviço dos outros.

O Conselho Pontifício para a Nova Evangelização (CPNE) destaca em comunicado uma proposta do Papa Francisco que é extensível “a todas as pessoas de todo o mundo porque, no Jubileu da Misericórdia, cada um de nós é chamado a ser operador de misericórdia”, através de “ações e gestos concretos”.

Como por exemplo “levar conforto a um doente através de uma visita, dar um sorriso e amizade aos irmãos deficientes, oferecer um pouco do tempo aos presos”, realça D. Rino Fisichella, responsável pelo referido dicastério, num vídeo que mostra também o Papa Francisco em vários momentos de contacto e apoio aos mais necessitados.

Um dos destaques do evento está marcado para domingo, a canonização da Beata Madre Teresa de Calcutá, que vai ser presidida por Francisco a partir das 10h30 (menos uma em Lisboa), na Praça de São Pedro.

“Uma mulher que é reconhecida como um exemplo incansável da Misericórdia de Deus”, realça o CPNE.

Na memória de todos estarão também “as vítimas do terramoto que devastou o centro de Itália e os voluntários que acorreram para apoiar nesta dramática situação”.

O Jubileu do Voluntariado e dos Operadores de Misericórdia começa esta tarde pelas 14h00 com um extenso programa religioso e cultural, espalhado por várias igrejas e outros espaços da capital italiana.

“Nas igrejas jubilares (San Salvatore in Lauro, San Giovanni Battista dei Fiorentini e Chiesa Nuova)”, os peregrinos poderão hoje e amanhã participar na adoração da Eucaristia e buscar a confissão, a fim de poderem atravessar a Porta Santa.

Nos jardins do Castel S. Ângelo, várias associações de voluntários e operadores da misericórdia de todo o mundo estarão à disposição das pessoas para apresentarem o seu trabalho.

Recorde-se que para o Vaticano viajaram pelo menos 400 representantes portugueses, de várias Misericórdias em atividade no nosso país, numa comitiva liderada por Manuel de Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

Os peregrinos poderão ainda seguir o percurso “Nos passos dos Santos e Beatos da Misericórdia”, um itinerário que compreende 7 igrejas do centro de Roma, onde será possível venerar também 7 Santos e Beatos que viveram a Misericórdia de modo concreto, na usa vida.

O Beato Luigi Novarese, na igreja de Santa Maria del Suffragio; Santa Brígida, na igreja de Santa Brígida a Campo de’ Fiori; São Vincenzo Pallotti, na igreja de San Salvatore in Onda; e Santa Francisca Romana, na Basílica de Santa Francesca Romana.

Também o Apóstolo Tiago Menor, na Basílica dos Santi XII Apostoli; São Luís Gonzaga, na igreja de Sant’Ignazio di Loyola; e São Camilo de Lellis, na igreja de Santa Maria Magdalena.

No sábado, pelas 10h00, na Praça de São Pedro, o Papa vai encontrar-se em audiência com os voluntários e operadores da misericórdia, momento que será precedido por “testemunhos de pessoas provenientes de todo o mundo”.

Entre estes, destaque para a presença dos agentes da Polícia Estatal italiana que estiveram envolvidos no salvamento da pequena Giorgia, uma menina de 4 anos que foi regatada dos escombros da sua casa em Pescara, na sequência do terramoto em Itália, após 16 horas de angústia.

Com o hashtag #BeMercy, o Vaticano convida todas as pessoas a partilharem nas redes sociais o seu testemunho de misericórdia, em particular aqueles que não puderem vir até Roma.

Agência Ecclesia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: