Eis aí tua mãe

 “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”. (Jo 19,27)

downloadO jovem João naquele momento estava representando toda a humanidade, o povo novo, aqueles que iriam ser batizados com o Espírito Santo e com fogo, que seriam alimentados com o pão descido do céu (Jesus) e reconciliados com o Pai pelo sacrifício redentor de Jesus.

Aos pés da cruz estavam outras pessoas “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. (Jo 19,25). Contudo, dentre estas mulheres encontrava-se Maria a mãe de Jesus.

Ninguém sabe o que se passava no seu coração de mãe naquele momento, porém ela se encontrava aos pés do seu filho e Senhor, como mãe e serva, permanecendo firme e junto do seu amado.

Jesus olha para Maria – sua mãe e a entrega como mãe de João e João como seu filho. Como diz as Sagradas Escrituras, ele a levou para casa. O ato de levar para casa demonstra uma atitude de acolhimento do outro de forma geral, é partilhar tudo, suas alegrias, sucessos, decepções, ou seja, toda a sua vida, tornando-se íntimo dessa pessoa, pois no convívio diário essa pessoa irá conhecer suas virtudes, seus defeitos. Com João e Maria foi assim, eles puderam, a partir daquele dia, partilhar suas vidas de forma íntima como mãe e filho.

Nós que acolhemos Maria como nossa mãe, temos que buscar viver como João, acolhendo-a não só como mãe de forma teórica, mas partilhar nossa vida íntima com ela. Trazer Maria para nossa casa é obedecer à ordem de Jesus, pois na pessoa de João, todos os cristãos estavam recebendo expressamente a mesma ordem. Acolher Maria como mãe não é algo opcional, mas um mandato de Jesus.

Sabendo Jesus que um filho órfão de pai e mãe pode se enveredar por caminhos tortuosos, nos deu a sua própria mãe, devido ao fato de que ela entende muito de Deus e conhece a verdade, pois ela conviveu muitos anos com Jesus que é a verdade, e o trouxe ao mundo, portanto, existe alguém melhor para ser mãe do novo povo de Deus que Maria?

Não tenhamos medo. Nem percamos tempo para atender a ordem de Jesus e trazer Maria, não só para nossa casa de tijolos, cimento, ferro e areia, mas para a casa do nosso coração e ela como uma boa mãe não nos desprezará nem nos decepcionará em momento algum.

De Jesus Maria é especialista.

 Vem Maria, minha mãe e fique à vontade na minha casa e me ensina como mãe a fazer o que Jesus me ensina e ter um coração de servo, semelhante ao vosso. Amém.

Francisco Ribeiro Alves

Missionário – Comunidade Mãe Imaculada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: