Encerramento do Ano Jubilar da Misericórdia na Diocese de Juazeiro

jubAmigos, no próximo dia 19 de novembro, a partir das 17 horas, teremos a celebração do ENCERRAMENTO DO ANO JUBILAR DA MISERICÓRDIA em nossa DIOCESE DE JUAZEIRO.

Um eloquente e oportuno trecho de um sermão de Dom Tonino Bello, bispo de Molfetta, Itália (falecido em 1993), inspirará os momentos iniciais daquela nossa cerimônia. Passando pela Porta Santa da Catedral Diocesana (foto) seguiremos em caminhada até a Praça da Misericórdia. 

Eis o trecho da homilia do bispo conhecido por sua defesa dos pobres e promoção da Paz:

“Eu preferiria inaugurar um dia, um Ano Santo em sentido inverso: o bispo perto da porta fechada, com o martelo que bate, a porta que se abre e o povo de Deus que sai na praça para levar Jesus Cristo aos outros. Sim, porque hoje o problema mais urgente para as nossas comunidades cristãs não é aquele de abrir portas que se abrem para o interior dos espaços sagrados. O problema mais dramático do nosso tempo é abrir portas que de dentro do templo se abram para a praça.

É deste simbolismo que precisamos! Para mostrar que a intimidade reconfortante de nossas liturgias torna-se ambígua quando ela não se abre aos espaços do ambiente profano. E para afirmar que o rito deve chegar aos pátios, entrar nos condomínios, parar nos patamares dos prédios, e atingir o homem nos ambientes do cotidiano.

Da próxima vez… daqui a vinte e cinco anos… iremos inaugurar o jubileu de forma diferente. Eu, bispo, abrirei caminho no meio do povo que lotará a igreja. Eu chegarei à frente da porta trancada. De dentro baterei com o martelo três vezes. As portas se abrirão. E vocês, multidão de crentes em Jesus Cristo, irão à praça por causa de uma necessidade irreprimível de comunicar a boa-nova para o homem da rua».

Por Dom Beto Breis.

Santuário Nossa Senhora das Grotas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: