A ciência aponta 9 comportamento das pessoas felizes

felizA ciência tem tentado entender, especialmente nos últimos anos, quais são os estilos de vida que facilitam essa condição

Não há ser humano que não deseje a felicidade. Mas nem todos estão de acordo quanto ao significado exato dessa palavra, que tem sido analisada há séculos por escritores, filósofos, teólogos, cientistas.

Platão vinculava a felicidade com a justiça e a temperança. Para o dramaturgo russo Anton Chekhov, a felicidade “é uma recompensa que é dada àqueles que não a buscam”. Já o filósofo Baruch Spinoza considerava que “o amor de Deus é a felicidade e a bem-aventurança suprema do homem”.

O que sabemos é que certos comportamentos humanos podem ser indicativos de bem-estar interior. A ciência tem tentado entender, especialmente nos últimos anos, quais são os estilos de vida que facilitam essa condição. As pesquisas realizadas até agora só podem sugerir algumas correlações, mas, com base nelas, o site Business Insider destaca 9 comportamentos que ajudam o ser humano a alcançar a felicidade:

  1. Cultive relacionamentos saudáveis

Um estudo da Universidade de Harvard monitorou centenas de homens durante mais de 70 anos e descobriu que os mais felizes (e saudáveis) eram os que tinham investido tempo de qualidade nos seus relacionamentos.

  1. Dê mais valor ao tempo que ao dinheiro

Vários estudos apontam que as pessoas que se consideram felizes tendem a valorizar mais o tempo que o dinheiro.

  1. …Mas dê ao dinheiro o seu peso certo

Os mesmos estudos mostraram que ter dinheiro suficiente para cobrir sem grandes tensões as despesas principais (alimentação, moradia, contas…) está intimamente ligado ao bem-estar interior.

  1. Aproveite as coisas simples da vida!

Tendem a levar uma vida mais gratificante as pessoas que desaceleram para desfrutar de momentos prosaicos que tornam o dia mais agradável, como descansar uns minutos ao sol, contemplar as flores, sentar na grama…

ATENÇÃO: Explicação rápida e urgente: felicidade não é a mesma coisa que alegria!

  1. Pratique atos de gentileza

Dar uma carona a um amigo, participar de trabalhos voluntários, ajudar os outros: pesquisas mostram que as pessoas generosas são mais felizes. Sim, a generosidade é um estilo de vida!

  1. Cuide do seu corpo

Vários estudos têm demonstrado que o exercício e a alimentação saudável tendem a afastar a depressão.

  1. Aprecie mais as experiências do que os bens materiais

Numerosas pesquisas confirmam que usar o próprio dinheiro para permitir-se experiências saudáveis e edificantes em vez de acumular coisas materiais gera uma vida mais feliz.

  1. Aprenda a viver o presente

As pessoas que vivem cada jornada com plena consciência e com uma saudável visão espiritual da vida desfrutam de maior bem-estar interior.

  1. Passe tempo com os amigos

Vários estudos observaram forte ligação entre amizades saudáveis e felicidade. As pessoas com quem convivemos, especialmente se elas próprias são felizes, têm impacto dramático em nosso humor e bem-estar interior!

Valerio Evangelista / Aleteia Team

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: