A fé é um tesouro concedido por Deus e guardado no coração humano

“… A fé é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele…” (CIC 153).

na_fe-1A fé, para muitas pessoas, não passa de interesse humano, está atrelado ao favoritismo, à servidão, a favores, coisas que vivemos no relacionamento humano, porém, a fé verdadeira é diferente. É um dom de Deus, como nos ensina o Catecismo da Igreja Católica, no trecho citado acima. É, portanto, um valoroso tesouro concedido por nosso amado Senhor.

Quando recebemos um presente somos livres para nos dispor dele como convém. Posso guardar, posso doar para outra pessoa, posso usar cotidianamente, posso usar de vez em quando.

Muitas pessoas veem este maravilhoso presente como uma linda joia, mas com essa concepção, algumas pessoas podem não a vivenciar devidamente, podem tê-la, mas deixam de lado, no entanto quando os problemas as circundam, o primeiro ato da pessoa é ir atrás desse precioso tesouro. Outros não procuram nem quando os problemas sufocam, porque, em alguns casos, já faz tanto tempo que não recorrem à fé, que nem lembram que possuem, outros, depois de muito tempo descobrem e começam a vivenciá-la de forma muito frequente, outros quando a ganham vivenciam-na todo dia, não desapegam dela e quanto mais a vivenciam, mais ela vai ganhando importância, mais espaço, mais valor.

A fé se fundamenta na experiência de Deus encarnada na nossa história como seus filhos e filhas e se torna cada vez mais forte e autentica.

A fé deve levar-nos a dar respostas a Deus, respostas de conversão, de amor, de entrega, de crescimento na vida espiritual e até mesmo na minha caminhada como cristão independentemente do meu estado de vida, ou seja, se sou casado, se sou solteiro, se sou viúvo, se sou sacerdote, se sou celibatário, se sou consagrado. Essas respostas da fé transbordam também na minha vida comunitária, social, fazendo com que eu veja as coisas conforme o olhar de Jesus, uma vez que a fé é um dom divino.

Cada pessoa tem a sua fé, isso é relativo e ela faz a sua obra conforme a nossa entrega livre e desimpedida. Da mesma forma, o que eu faço com a minha fé e como eu a utilizo. Ela é um tesouro e não pode ficar escondida, tem que ser vivenciada a todo o momento e em todas as ocasiões.

Como está a sua fé? Como ela está sendo vivenciada? É bom refletirmos…

Francisco Ribeiro Alves

Missionário – Comunidade Mãe Imaculada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: