Posso me casar na Igreja sem ter recebido o Crisma?

crisma

Pode, mas não deveria. Para que se realize o Saramento do Matrimônio o Código de Direito Canônico exige que a pessoa tenha o Sacramento do Batismo, que os dois se amem e que não tenham nenhum impedimento. Mas é importante lembrar que o Crisma é o Sacramento da confirmação do Batismo, maturidade cristã, maturidade psicológica e espiritual.

Por este Sacramento a pessoa assume o seu Batismo, ela passa a ser responsável por suas opções, ela assume em sua vida a pessoa de Jesus e seus ensinamentos. E para casar-se é importante que a ela tenha assumido essa vida cristã de forma consciente.

Será que uma pessoa que leva a sério a sua vida cristã católica exigiria casar-se sem ter sido crismada?

Se isso acontecer é sinal de que não há maturidade. Uma pessoa imatura não pode assumir compromissos duradouros. Talvez seja por isso que a maioria dos matrimônios celebrados é inválida: as pessoas querem se casar, mas não procuram entender o que essa decisão representará para elas, falta-lhe maturidade, consciência sobre sua opção fundamental.

Enfim, o Sacramento exigido para celebrar o Matrimônio é o Batismo. Mas é preciso consultar sua Paróquia para saber se há outras exigências da sua Diocese.

A12

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: