Família dom de Deus e presente para a humanidade

holy-familyAntes de falarmos de família, precisamos entender o que é um dom, para vislumbrarmos a importância da família e consequentemente o valor desse presente concedido por Deus a toda humanidade.

A palavra dom vem do latim originado da palavra “donu” que significa dádiva ou presente. No nosso caso, ou seja, no tocante aos dons espirituais, a palavra dom pode ser compreendida como alguém que recebeu um presente espiritual que tem como finalidade nos ajudar na nossa caminhada rumo à santidade, sendo, portanto, um imitador do próprio Jesus.

A partir desse conceito podemos entender o grande valor da família para a humanidade, pois, o grande e primeiro dom concedido ao homem é o amor, conforme nos fala o Catecismo da Igreja Católica: “Deus é Amor (I Jo 4, 8-16) e o Amor é o primeiro dom, que contém todos os outros. Este amor derramou-o Deus nos nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5, 5). Uma vez que estamos mortos, ou pelo menos feridos pelo pecado, o primeiro efeito do dom do Amor é a remissão dos nossos pecados. E é a comunhão do Espírito Santo (II Cor 13, 13) que, na Igreja, restitui aos batizados a semelhança divina perdida pelo pecado.” (CIC 733-734)

E é no amor que a família nasce, uma vez que ela vem de Deus e procede de Deus, assim sendo, não é por acaso que o amor é o primeiro dom. A família também é o seio fundante da unidade entre as pessoas, entrelaçada pelo dom do Sacramento do Matrimônio que unifica os corações humanos e gera a vida que procede do amor conjugal, obviamente, entre o homem e a mulher. Deus ama tanto a família que Ele também é família, quando olhamos a Ssma. Trindade.

Diante dessas realidades tão bonitas, vem a grande contribuição da família para a humanidade. Ser modelo de amor e de unidade. Se os homens voltassem os olhares para a família encontraria nela o grande molde para forjar um novo mundo, uma nova sociedade, em que o amor de Deus e a Deus é a base estrutural é a casa construída sobre a rocha. “Caiu à chuva, vieram às enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha”. (Mt 7,25)

Quantas tribulações a humanidade não passa atualmente, o amor a Deus e ao próximo é a resposta para tudo isso e a família bem estruturada é o melhor exemplo para a humanidade, pelo fato da mesma ser uma grande família composta pelas mais variadas nações, mas todos somos filhos de Deus.

Olhemos para a família de Nazaré como modelo e seremos uma nova humanidade.

Francisco Ribeiro Alves

Missionário – Comunidade Mãe Imaculada

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: