Como passar os valores cristãos para meus filhos?

A Igreja ensina que os primeiros catequistas dos filhos são os pais. É no oxigênio cristão do lar que os filhos se tornam cristãos. Por isso, é preciso que os pais vivam a fé católica, conheçam a doutrina cristã, frequentem os sacramentos, leiam com os filhos a Palavra de Deus, cultivem a moral católica e rezem com os filhos em casa.

São Paulo ensina aos romanos que “a fé entra pelo ouvido”. “E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?” (Rom 10,15). É ouvindo os ensinamentos cristãos dos pais que os filhos vão sendo doutrinados na fé. É no colo da mãe e do pai que os filhos aprendem a crer em Deus, respeitar tudo o que é sagrado, rezar o santo Terço, amar a Virgem Maria, os Anjos e os santos. É com os pais que os filhos devem aprender as verdades bases de nossa fé, os doze artigos do Credo, os sete sacramentos, os Dez Mandamentos e a maneira correta de viver a vida como cristãos.

Dom Bosco dizia que educar os filhos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Nem sempre a escola dá às crianças uma educação moral correta. Dá-nos arrepios quando lemos que os governantes querem colocar nas escolas ensinamentos morais que contradizem a fé católica, ensinando por exemplo, uma deseducação sexual, sem castidade e sem pudor. Que tristeza saber que se ensina em muitas escolas os jovens a usarem “camisinhas” e, até em algumas, colocarem maquinas de distribui-las aos jovens, fomentando a promiscuidade e a vivência sexual fora do plano de Deus. É por isso que os pais precisam ficar muito atentos sobre tudo o que seus filhos estão aprendendo e vendo nas escolas hoje. Há cartilhas sobre “educação sexual” em algumas escolas públicas, que são verdadeiras aberrações.

Mas, para que os pais possam passar a seus filhos a boa educação católica é preciso amá-los de todo coração; gastar tempo com eles, estar com eles, aceitar renunciar seus momentos de diversão para gastar tempo com eles. Sem isso, não é possível conquista-los e educa-los como devem. Sem conquista-los, não é possível falar das coisas de Deus para eles de maneira convincente e que eles aceitem. O filho que não gosta do pai, porque é maltratado por ele, humilhado por ele, não pode aprender a amar a Deus com ele. O pai da terra é a primeira noção que o filho tem do Pai do céu.

É nos momentos de convívio, na hora do almoço e do lanche, nas conversas nos passeios, que os pais devem aproveitar para ir moldando a fé e o comportamento dos filhos segundo a fé da Igreja. São os pais que devem ensinar os filhos as boas maneiras, o respeito a cada pessoa, especialmente com os mais velhos, deficientes e pobres. É no lar que a criança precisa aprender com os pais o que é o caráter, a honradez, a justiça, o amor, a pureza, a bondade, o desprendimento, a humildade, a dizer sempre a verdade, a trabalhar. Enfim, o lar deve ser primeira escola de virtude e de bons valores. O povo diz, com sabedoria, que “filho de peixe” é peixinho.

O livro do Eclesiástico, no capitulo 30, ensina como os pais devem educar os filhos. “Aquele que dá ensinamentos a seu filho, será louvado por causa dele” (v.2). “Um cavalo indômito torna-se intratável, uma criança entregue a si mesma torna-se temerária” (v.8). “Não lhe dês toda liberdade na juventude, não feches os olhos às suas extravagâncias” (v. 11).

Os educadores são unânimes em dizer que a gente educa os filhos muitos mais pelos exemplos do que pelas palavras. Então, os pais devem ter todo o cuidado com o seu comportamento diante dos filhos. Se o pai mente, o filho aprende a mentir; se o pai fala palavrões, o filho repete; se a mãe é preguiçosa e desleixada, a filha a imita; se os pais rezam, os filhos rezam, naturalmente, sem dificuldade.

Disso tudo vemos a importância que a família tem na formação na criança. E que dizer de muitas crianças que não tem um pai a seu lado, porque ele abandonou sua mãe? A base de tudo é a família. O filho tem o direito de ter um pai, uma mãe, um lar, ser amado e educado com todo amor.

Prof. Felipe Aquino

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: