Papa Francisco: Se reconhecemos nosso pecado, Deus nos renova e transforma

papa-francisco-se-reconhecemos-nosso-pecado-deus-nos-renova-e-transforma-05-12-16

Papa Francisco na Missa. Foto: L’Osservatore Romano

Com a ajuda de Jesus, uma pessoa pode mudar de vida se reconhece o seu pecado e quer começar de novo, explicou o Papa Francisco na Missa que celebrou na manhã de hoje na Capela da Casa Santa Marta.

O Pontífice comentou as leituras do dia, as quais “nos falam de renovação” e afirmam que tudo será transformado “do feio ao belo, do ruim ao bom”.

É o mesmo que Jesus fazia quando mostrava “um caminho de mudança para as pessoas e, por isso, elas o seguiam”. “Não o seguiam porque estava na moda, mas porque a sua mensagem chegava ao coração”, explicou.

“Mas o que Jesus fazia não era somente uma mudança da feiura à beleza, do ruim ao bom: Jesus fez uma transformação. Não é um problema de fazer bonito, não é problema de maquiagem, de magia: transformou tudo a partir de dentro!”.

“Transformou com uma recriação: Deus tinha criado o mundo; o homem caiu no pecado; chega Jesus para recriar o mundo. E esta é a mensagem; a mensagem do Evangelho, que se vê claramente: antes de curar aquele homem, Jesus perdoa os seus pecados. Vai ali, à recriação, recria aquele homem de pecador a homem justo: o recria como justo. O faz de novo, totalmente novo. E isso escandaliza: isso escandaliza!”.

Francisco pediu que o Senhor “nos ajude a nos preparar para o Natal com grande fé”, porque precisa de muita fé “para a cura da alma”.

“Ser transformados é a graça da saúde que Jesus traz”, acrescentou.

O Papa destacou que é necessário vencer a tentação de dizer “eu não consigo”, mas, ao invés, se deixar “transformar”, “recriar por Jesus”. “Todos somos pecadores, mas olhe para a raiz do seu pecado e que o Senhor vá lá no fundo e a recrie; e aquela raiz amarga florescerá, florescerá com as obras de justiça; e você será um novo homem, uma nova mulher”.

O Santo Padre convidou a receber o sacramento da confissão e confessar os pecados “com nome e sobrenome”. “Eu fiz isso, isso, isso e me vergonho dentro do coração! E abro o coração: ‘Senhor, o único que tenho. Recria-me! Recria-me!’ E assim teremos a coragem de ir com fé verdadeira – como pedimos – em direção ao Natal”.

Às vezes, “tentamos esconder a gravidade dos nossos pecados”. Por exemplo, quando não damos importância à inveja. “Esta é como o veneno da serpente” que “tenta destruir o outro!”.

Por isso, devemos “ir a fundo nos nossos pecados e depois entregá-los ao Senhor, para que Ele os cancele e nos ajude a ir avante com fé”.

Em seguida, contou uma anedota de um santo, “estudioso da Bíblia”, que tinha um caráter muito forte, com momentos de ira e que pedia perdão ao Senhor: “O santo, falando com o Senhor, dizia: ‘Está feliz, Senhor?’ – ‘Não!’ – ‘Mas dei tudo!’ – ‘Não, falta alguma coisa…’. E este pobre homem fazia outra penitência, outra oração, outra vigília: ‘Dei-lhe isto Senhor. Está bom assim? ’ – ‘Não! Falta alguma coisa…’ – ‘Mas o que falta, Senhor?’ – ‘Faltam os seus pecados! Dê-me os seus pecados!’. Isso é o que o Senhor pede a nós hoje: ‘Coragem! Dê-me os seus pecados e eu farei de você um novo homem e uma nova mulher’.

Leituras comentadas pelo Papa:

Primeira leitura: Is 35,1-10

1 Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2 Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

3 Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4 Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.

5 Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6 O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7 A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.

8 Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9 Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10 os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.

Evangelho: Lc 5,17-26

17 Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

18 Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19 Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20 Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

21 Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22 Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23 O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24 Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25 Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26 Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

ACI Digital / Álvaro de Juana

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: