O consagrado “poderá ser um verdadeiro sinal de Cristo no mundo”

 (Título baseado na Exortação Apostólica Vita Consecrata do Santo Padre João Paulo II, 25)

maoO Catecismo da Igreja Católica nos ensina, que por meio dos sacramentos do Batismo e da Confirmação ou Crisma, os homens são consagrados para ser “um sacerdócio santo” (Cf. CIC 1546). Portanto, todas as pessoas batizadas são consagradas a Deus, são chamadas a serem pessoas diferentes, assim não podem ser “qualquer um”, mas separados para Deus.

Diante disso, o Senhor escolhe algumas pessoas para um determinado serviço, uma vocação específica, que ultrapassa, digamos assim, a consagração comum dos fieis. Dentre estes podemos destacar: os sacerdotes (clero), as várias instituições de vida consagrada e as novas comunidades, cada qual, obviamente, com o seu carisma específico.

Todos aqueles que fazem opção pela vida consagrada, são convidados a viver os conselhos evangélicos de: pobreza, castidade e obediência, baseados na vida de Jesus que foi casto, obediente e pobre.  Dessa forma, o consagrado não pode ser diferente de seu amado Senhor, que entregou a sua vida por nós. “Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. (Mt 16,24-25)

Assumir a cruz é assumir também “o homem da cruz” – Jesus. E dessa forma, viver como Ele viveu, fazer o que Ele fez e ensinar o que Ele ensinou…

Diante disso, todos os consagrados devem ser novos cristos de acordo com o seu chamado, com a sua vocação, sendo um cristo para cada realidade em que foi chamado e enviado, sinais vivos para uma sociedade que agoniza porque não se volta para Deus.

Caríssimo irmão consagrado, estamos sendo sinal de cristo no mundo?
Que cada um possa viver bem a sua consagração!

Francisco Ribeiro Alves

Missionário – Comunidade Mãe Imaculada 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: