Pastoral Juvenil lança Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens

Primeira turma iniciou as atividades em São Paulo neste mês

cnbA formação no acompanhamento de jovens tem sido destaque do trabalho da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nos últimos anos, desde a realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. A partir deste ano, é oferecida uma nova plataforma formativa com a Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens, em parceria com a Universidade Salesiana de São Paulo.

“Queremos com esse curso formar uma rede de acompanhantes de adolescentes e jovens nos 18 regionais da CNBB. Assim a Pastoral Juvenil poderá se fortalecer no atendimento dos adolescentes e jovens. Esses adultos capacitados poderão preparar todos agentes de pastorais que trabalham em nossas dioceses do Brasil”, comenta o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado.

A construção de estruturas de acompanhamento dos jovens está entre os três eixos do projeto de evangelização da juventude proposto pela CNBB, o qual ainda aborda a missão e a assessoria. Entre as pistas de ação definidas pelo Encontro de Revitalização da Juventude, ocorrido em dezembro de 2013, havia o objetivo de “estimular os responsáveis pelo acompanhamento da pastoral juvenil a estudar os materiais existentes sobre juventude, por meio de Escolas de Formação”.

A Pastoral Juvenil da CNBB, naquele mesmo ano, lançou o curso de extensão universitária em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens à distância com seminário presencial. Formou mais de 600 pessoas, de acordo com a Comissão. 

A Pós-Graduação em Acompanhamento de Adolescentes e Jovens visa capacitar pessoas para trabalhar nos diversos cenários da Igreja e da sociedade. “O foco principal da formação está nas disciplinas da área da Teologia e Psicologia. Ao mesmo tempo os alunos passam por laboratórios e estudo de casos relacionados aos adolescentes e jovens”, explica padre Antônio. Os encontros desta modalidade formativa acontecem sempre nos primeiros 15 dias de janeiro, em São Paulo (SP). Neste ano, a primeira turma conta com 23 alunos, entre padres, religiosas e religiosos, seminaristas e leigos das cinco regiões do Brasil. 

A Comissão para a Juventude informa que serão abertas novas turmas todos os anos. No site www.jovensconectados.org.br será possível acompanhar informações para matrículas.

CNBB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: