Como um jovem manterá pura a sua vida?

jovens_altoCada vez mais o mundo tem oferecido caminhos totalmente anti-evangélicos para os nossos jovens, os quais parecem se moldar aos padrões do mundo por não conhecerem outra forma de viver sua juventude.

As novas gerações representam o futuro do mundo, elas trazem a esperança muitas vezes ofuscada pelas crises de um mundo secularizado e frio, mas Deus tem um projeto de vida maravilhoso para os jovens, pois dentro deles apesar dos obstáculos que encontram, possuem também uma imensa força interior para recomeçar.

 “Encontrar os jovens faz bem a todos! Talvez tenham tantas dificuldades, mas trazem consigo tanta esperança, tanto entusiasmo e tanta vontade de recomeçar. Jovens amigos, guardais dentro de vós próprios a dinâmica do futuro”(Discurso do Papa Bento XVI aos jovens no Estádio dos Coqueiros de Luanda- 2009).

Às vezes, caímos no risco de concordar com o falso entendimento que Juventude e Santidade são realidades antagônicas no mundo de hoje, mas trilhar o caminho da porta estreita nunca foi fácil em nenhum tempo, mas é algo possível e necessário “O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo” (I Tessalonicenses 5,23).

Uma juventude santa é sinônimo de juventude bem vivida e muito mais feliz, pois somente em Deus está a nossa felicidade, Nele está escondida a nossa vida, não uma vida descartável, mas uma vida nova “… a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3,3)

Percebemos que os jovens estão perdendo o sentido real de suas vidas, presos a tantas ilusões, como se tudo fosse casual e efêmero, não conseguem extrair a importância das pequenas coisas que compõem sua história, por isso, às vezes, agem de forma inconsequente, como se não fossem prestar conta de seus atos “Jovem, rejubila-te na tua adolescência e, enquanto ainda és jovem, entrega teu coração à alegria. Anda nos caminhos do teu coração e segundo os olhares de teus olhos, mas fica sabendo que de tudo isso Deus te fará prestar conta” (Eclesiastes 11,9).

Desta forma, é preciso mostrar ao jovem o valor que ele tem para o Senhor e a força que o Espírito Santo deu a ele para vencer a sedução do mundo e todos os males que o inimigo oferece através das modas, das mentalidades, de alguns programas de televisão e outras formas de enganos “… jovens, eu escrevi, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós e vencestes o maligno” (I João 14).

Os jovens podem ter uma vivência santa de sua juventude, sem perder a sua essência, o seu vigor, a sua alegria, mas canalizando todos os dons que fazem parte de sua identidade para uma vida nova e feliz. Assim serão exemplos num mundo frustrado pelas suas próprias escolhas erradas “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, para os que crêem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e pureza” (I Timóteo 4,12).

 Maria de Fátima Moreira Alves

Cofundadora da Comunidade Mãe Imaculada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: