Dúvidas na vocação? Conheça dois personagens bíblicos que também sofreram com isso

personagens

frases

É sempre muito bonito conhecer diferentes histórias vocacionais porque elas nos falam, fundamentalmente, da história de Deus com uma pessoa concreta. E não existe nada mais bonito que contemplar como Deus vai trabalhando com muito amor em cada alma, conduzindo-a por seus caminhos e a fazendo amadurecer para responder com liberdade seu chamado. Cada história é diferente, já que cada pessoa é única, mas é comum que escutemos falar sobre as famosas dúvidas vocacionais. É uma realidade que muitos precisam lidar quando enfrentam o desafio de responder o chamado do Senhor.

Já de partida é preciso saber que ter dúvidas não é algo fora do comum. Podemos olhar a vida de alguns santos e personagens bíblicos que, de alguma maneira, podemos dizer que passaram por uma experiência semelhante à da dúvida.

São Pedro, por exemplo, ao ver a manifestação de Jesus na pesca milagrosa quando ainda estava começando a conhecer o Senhor, reage de maneira a não se sentir digno de estar em sua presença. “Afasta-te te mim, Senhor, porque sou pecador” diz aquele que seria posteriormente o primeiro papa, chamado a confirmar na fé os seus irmãos. Conhecendo sua debilidade e se deparando com a santidade de Deus, podemos dizer que Pedro duvida que seja capaz de fazer algo de bom. Essa é uma experiência que também hoje pode estar presente. Diante da realidade do pecado, será que podemos realmente atrever-nos a seguir o Senhor? A resposta de Jesus a Pedro nos ilumina com relação a isso: “Eu vos farei pescador de homens”. Ou seja, é o próprio Jesus que capacitará Pedro para responder com fidelidade a sua vocação. Por nossas próprias forças é impossível, mas para Deus, nada é impossível.

Outra vocação Bíblica muito interessante é a de Jeremias. O Senhor lhe diz: “Antes mesmo de te modelar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constituí profeta para as nações”. É impossível ser mais claro que isso. Mas apesar disso, a primeira reação do futuro profeta é dizer: “Ah! Senhor Iahweh, eis que eu não sei falar, porque sou ainda criança”. É uma dúvida, poderíamos dizer, um pouco diferente da de Pedro porque não faz referência ao pecador que Jeremias possa ser, mas a uma falta de confiança em suas habilidades pessoais. Também hoje, diante da missão de anunciar o Evangelho ao mundo inteiro, quem pode dizer que possui os dons e talentos necessários e suficientes para tal empreitada? Mais uma vez, Deus nos coloca na perspectiva correta: “Então Iahweh estendeu sua mão e tocou-me a boca. E Iahweh disse: Eis que ponho as minhas palavras em tua boca”. As nossas palavras são insuficientes, mas as de Deus em nós possuem força divina para incendiar o mundo.

“As dúvidas e incertezas que as vezes se sofre pode ser muito semelhante à de outra pessoa que já passou por uma situação similar”.

E não são apenas as histórias bíblicas que podem iluminar. Conversar com algum padre, religioso, consagrado ou casal católico com certeza poderá ajudar na experiência vocacional de cada um. As dúvidas e incertezas que as vezes se sofre pode ser muito semelhante à de outra pessoa que já passou por uma situação similar. Conversar com nossos “irmãos mais velhos” na fé é uma prática muito boa.

Responder a vocação é, em última instância, um ato de fé. E por isso mesmo exigirá sempre uma dose de confiança em Deus. Não temos tudo claro, não sabemos exatamente tudo o que vai acontecer a partir do sim que queremos dar, mas confiamos naquele que nos chama, assim como Nossa Senhora confiou ao dizer o seu sim generoso ao chamado do Senhor. Confiamos que Ele que nos chama é quem vai nos ajudar a responder e a dar os frutos de santidade que Ele espera de nós.

Ir. João Antônio Johas Leão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: