Presidência da CNBB e bispos se reúnem pela primeira vez em 2017

cnA primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) deste ano está acontecendo na sede da CNBB, em Brasília. O encontro reúne a presidência da Conferência e os 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais da entidade.

O evento segue até hoje, 15, e foi iniciado com a celebração da palavra, que teve sua temática inspirada no Ano Jubilar Mariano, intitulada “Maria, a verdadeira Mãe da Igreja, corpo místico do Cristo ressuscitado, vivo e presente até os confins do mundo e até o fim dos tempos”.

“O Ano Mariano é uma ocasião especial para recordar, celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida. Tempo também para se conhecer melhor, redescobrir o retrato de Maria no Evangelho, mas acima de tudo, é um tempo para imitar Maria, seguir o seu exemplo”, destacou o Arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Cardeal Sergio da Rocha.

Reunião

O Consep é composto pelos 12 bispos que presidem as Comissões Episcopais Pastorais da CNBB, além dos três componentes da presidência. Ao longo dessas reuniões, acompanham os bispos os representantes de organismos importantes da Igreja e o grupo de assessores que trabalham em cada uma das comissões.

Entre os assuntos da reunião desta terça-feira estão o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, a Mensagem do Papa Francisco para o Dia das Comunicações a ser realizado em 28 de maio e o tema do Sínodo sobre a Juventude, que se intitula “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Além disso, Dom Sergio disse que nos encontramos na fase de coleta das contribuições de toda a Igreja para a formulação das linhas gerais do próximo Sínodo dos Bispos. Para ele, a complexidade dos dois temas, juventude e vocação, necessita de uma atenção especial tanto das Igrejas Particulares como das conferências episcopais.

“Há uma ênfase na sinodalidade”, disse dom Sergio, por parte do Santo Padre que procura valorizar essa fase estimando essa fase preparatória. “Da nossa parte, vamos ressaltar aquilo que for comum na diversidade brasileira”, concluiu o purpurado. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: