Dez anos de Aparecida: desafios e caminhos da missão na América Latina

Dez anos de Aparecida desafios e caminhos da missão na América Latina 29.05.17Amigo ouvinte, nas últimas edições do nosso quadro semanal “O Brasil na Missão Continental” temos recordado os dez anos da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe – realizada em Aparecida, SP, de 13 a 31 de maio de 2007, norteada pelo tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”.

Vale lembrar que da Conferência de Aparecida nasceu a “Missão Continental”, resposta significativa da Igreja na América Latina e no Caribe ao chamado urgente à nova evangelização.

De fato, proposta não como uma pastoral ao lado de outras, mas como um espírito que perpassa todas as pastorais, este projeto de animação missionária nasceu com o objetivo de colocar toda a Igreja no “Continente da Esperança” em estado permanente de missão.

Tendo como referência o texto conclusivo desta Conferência, ou seja, o chamado “Documento de Aparecida” (DAp), temos procurado neste quadro semanal – a partir da preciosa contribuição sobretudo de nossos pastores – abordar vários temas pertinentes à multifacetária realidade missionária da Igreja no Brasil e a seus respectivos desafios pastorais.

Trata-se de dar voz particularmente aos nossos bispos, os quais nos trazem, a partir das Igrejas particulares das quais são pastores, o rosto missionário da Igreja em sua ação evangelizadora.

Nesse intuito temos procurado neste espaço focar nossa atenção, precipuamente, na rica e diversificada realidade missionária da Igreja no Brasil, no contexto da “Missão Continental”.

Nessa empreitada, nosso interesse tem sido não apenas saber mais dessa diversificada realidade, mas também fazer chegar a você, amigo ouvinte, como a Igreja no Brasil está inserida na “Missão Continental” e como tem respondido a essa tarefa pastoral.

Em vista dessa empreitada proposta pela Conferência de Aparecida, a Comissão Episcopal para a Missão Continental da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) organiza anualmente, desde 2010, o “Encontro Nacional da Missão Continental”.

Na esteira dessa experiência anual, o Centro Cultural Missionário (CCM) e a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (CNBB) promoveu, de 15 a 19 deste mês de maio, em Brasília, o 8º Encontro Nacional da Missão Continental, com o tema: “Desafios e caminhos da missão na América Latina – celebrando 10 anos de Aparecida”.

“Passados dez anos de sua realização, em seus frutos vemos a enorme fecundidade gerada pela V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho de Aparecida”, afirmam os organizadores deste 8º Encontro.

“A proposta da Missão Continental, seu principal compromisso, nem sempre foi bem entendida quando de seu lançamento. Revelou-se, porém, como uma verdadeira sementeira de inúmeras experiências, atividades e projetos missionários que apontam para a perspectiva de uma Igreja em estado permanente de missão. Para nossa alegria, o Papa Francisco não só confirmou essa perspectiva em seu pontificado, mas alargou-a para todo o mundo e para os variados campos da ação apostólica da Igreja”, ressaltam.

Neste Encontro, no qual foram celebrados os 10 anos da Conferência de Aparecida e do lançamento da Missão Continental, procurou-se refletir juntos sobre a contribuição desse momento iluminador da missão da Igreja e examinar os desafios pastorais que, desde então, se apresentam para a missão da Igreja, vislumbrando os caminhos que foram se abrindo, considerando sobretudo a reflexão gerada pelo Magistério do Papa Francisco.

Assim, os participantes, comprometidos com uma Igreja em estado permanente de missão partilharam esta celebração, trazendo suas experiências e sua reflexão sobre a missão hoje no Brasil e na América Latina.

Rádio Vaticano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: