Após pressão católica, rede Renner recolhe camisetas ofensivas a Nossa Senhora

Lojas Renner / Reprodução WhatsApp

A rede varejista brasileira Lojas Renner retirou de circulação no Brasil uma camiseta cuja estampa representava uma figura conhecida no México por “Santa Morte”: trata-se da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe com o rosto trocado por uma caveira.

A indignação dos católicos se manifestou enfaticamente nas redes sociais, inclusive mediante a promoção de um boicote à empresa. Uma das mensagens que viralizaram via WhatsApp exortava:

“Até que haja uma retratação da empresa para com os católicos, o meu dinheiro de católico não comprará mais nada nessa empresa. Não vamos mais permitir bagunças, ofensas, vilipêndios, ‘brincadeiras ou brincadeirinhas’ com a nossa fé. Chega!”.

Ofensas anticatólicas em alta

De fato, tem sido frequente que insultos escancarados contra aspectos centrais da fé católica sejam minimizados pelos ofensores como mera “brincadeira”, “humor” ou “arte”. Entre outros casos que repercutiram com força em meses recentes, a Rede Globo zombou da Santíssima Eucaristia num programa autodeclarado “humorístico”, o Instituto Santander Cultural realizou a exposição blasfema “Queermuseu”, encerrada após retumbante reação de católicos e evangélicos, e a escola de samba Gaviões da Fiel exibiu em seu desfile deste ano um passista caracterizado como Jesus Cristo sendo pisoteado por um diabo triunfante(embora alegasse, sem qualquer coerência, que se tratava de Santo Antão).

Resposta das Lojas Renner

A rede que pôs à venda uma imagem ofensiva contra Nossa Senhora e contra os católicos explicou, em resposta a um contato do blog Ancoradouro:

“A empresa esclarece que o tema desta camiseta foi inspirado no México, na sua história, arte e cultura; e que a estampa faz referências à Santa Muerte, um ícone cultural do povo mexicano. Compreendendo que alguns clientes se sentiram desrespeitados, a Renner já iniciou o processo de retirada dos produtos das suas lojas”.

A “Santa Morte”

A “Santa Morte” é uma devoção sincrética mexicana incompatível com a fé católica e, portanto, desaprovada pela Igreja. O pe. José de Jesús Aguilar, da Arquidiocese do México, foi explícito nesta declaração:

“Adorar a morte é idolatria. Muitas pessoas o fazem por ignorância”.

Com informações do blog Ancoradouro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.